quinta-feira, 31 de março de 2011

Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi

  Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, esta distante da praia Campo Bom a exatos 4 km em linha reta.
O futuro aeroporto terá a  maior pista de pouso e decolagem do sul do país. São 2,5 quilômetros de extensão e 30 metros de largura. Mais de R$ 50 milhões já foram gastos na construção do aeroporto.
Quando concluído, o aeroporto atenderá cerca de 900 mil habitantes da região sul catarinense, principalmente das microrregiões de Tubarão, Araranguá e Criciúma.
A próxima etapa do projeto é a pavimentação do acesso pela BR-101. que encontra-se em ritmo acelerado. Os trabalhos, realizados em parceria com o governo federal, estão na fase de terraplenagem. O serviço começou a ser feito em junho deste ano e deve ser concluído no fim de 2011.
Mais de R$ 50 milhões já foram gastos na construção do aeroporto.
Espera-se que os investimentos necessários em infra-estrutura  no entorno do aeroporto sejam incluídos no projeto de construção,  possibilitando  um crescimento ordenado e sustentável da região.

Parcel do Campo Bom

Conhecida também como Parcel do Campo Bom ou Pedra do Campo Bom, a Laje da Jagua é uma formação rochosa submarina distante 5,3 quilômetros da costa de Jaguaruna, entre as  às praias do Arroio Corrente e Campo Bom
A estrutura geográfica proporciona ondas enormes ao local. Por isso, a Laje é frequentada por praticantes do tow-in, uma modalidadde de surfe em que o praticante é rebocado por um jet-ski ou até por um helicóptero até a onda. 
Com cerca de dois quilômetros de extensão, a Laje da Jagua pode apresentar em certos dias do ano e de acordo com as marés, uma profundidade de apenas meio metro, o que propicia extraordinárias ondas já registradas de até 40 pés de face. 

A maioria dos acidentes ocorreram durante severas tempestades. Houve, porém, casos de choque na Laje, como o do histórico naufrágio do navio Rio Pardo, durante a Revolução Farroupilha, em 1839. O barco, capitaneado pelo revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi, naufragou na Laje da Jagua, onde morreram afogados vários de seus companheiros. Garibaldi, entretanto, conseguiu se salvar com alguns homens e continuou sua invasão ao território de Laguna pelo Cabo de Santa Marta.

domingo, 27 de março de 2011

Campo Bom tem a maior duna do estado

Equipe de profissionais da Expedição Dunas Catarinenses encontraram, no balneario do Campo Bom, a maior duna do Estado, com cerca de 80 metros de altura.
As Dunas estão localizadas ao lado da estrada geral que dá acesso a  Praia do Campo Bom .
Altura da maior duna : 70 à 80 metros
Extensão total das dunas de Campo Bom: 4.600m
Velocidade máxima atingida com esporte radicais 39km/h
Tipo de areia: Média fina – Rápida – Um pouco pesada para fazer curvas.

Modalidades que podem ser praticadas:  Todas- Big Air – Slalon, Speed e board cross.

Paisagismo na praia


Tenho ouvido muita gente afirmar  que  jardim na casa de praia é difícil de implantar e principalmente  manter. Realmente, como passamos a maior parte do ano longe do litoral, o jardim fica praticamente abandonado durante este tempo.
Da mesma forma não queremos desperdiçar o tempo das férias como jardineiros, bem pelo contrário, estamos mais propensos a admirar a natureza e curtir as flores e frutos que ela nos dá.
Além do abandono durante o ano, o jardim está sujeito às adversidades climáticas comuns ao litoral. Como altas temperaturas no verão, chuva, vento e maresia constantes, solos arenosos e com salinidade excessiva, além do frio durante o inverno.
Todos estes detalhes devem ser levados em consideração durante o planejamento do jardim, que também deve apresentar flores ou frutos no verão e ser de baixa manutenção. Afinal, de nada adianta plantarmos uma flor belíssima e adaptada ao litoral se ela floresce apenas no inverno, quando não estamos lá para admirá-la.
Como já mostramos anteriormente, palmeiras e coqueiros são otimas opções para arborizar terrenos a beira mar.
Planejar o jardim à beira-mar exige mais do paisagista, pois além dos fatores acima listados, a paisagem deve ser harmônica e não contrastar com a beleza natural da orla marítima. É como uma complexa orquestra que precisa ser conduzida com cuidado para que tudo dê certo e os moradores fiquem satisfeitos.
Um regra que vale muito nestes casos: observe atentamente as plantas que ocorrem naturalmente no local, elas estão adaptadas e em condições de suportar as adversidades, uma vez que o litoral catarinense não é o mesmo que o capixaba; e assim por diante.
Outro cuidado importante é em relação ao relevo. Terrenos muito baixos podem ser invadidos pela maré alta, capaz de destruir o jardim. Caso seu terreno seja à beira-mar, pode ser uma solução elevá-lo um pouco para prevenir o problema.
A maioria dos paisagistas opta por jardins tropicais para adornar as construções litorâneas. As plantas deste jardim são as mais adaptadas às intempéries e combinam bastante com a paisagem da praia. Alternativamente jardins de estilo mediterrâneo ou contemporâneo podem ser executados sem problemas.
É importante que as plantas não bloqueiem a vista para o mar, pelo contrário elas devem valorizá-la e emoldurá-la com harmonia.
Após análise adequada, o solo deve ser corrigido em pH e nutrientes, de forma que possa receber as novas plantas. Normalmente, por serem muito arenosos, devem ser condicionados com terra mais argilosa e muita matéria orgânica. Não poupe esforços e dinheiro nesta fase, o solo convenientemente preparado pode prevenir futuras dores de cabeça, pois esta etapa é muito difícil de remediar após a implantação do jardim.
Os móveis e acessórios também são muito importantes e devem ser ultra-resistentes. Uma das escolhas mais econômicas e duráveis é o polipropileno. O material é leve, lavável e alguns fabricantes ainda tratam os móveis com resina especial que protege contra a radiação UV.
Para opções mais sofisticadas use madeiras resistentes como a teca, que dispensa manutenção, sempre protegidas com verniz náutico. Fuja de metais, pois eles enferrujam com a maresia. Mesmo o aço inoxidável só deve ser utilizado se convenientemente protegido. Fique longe de fibras naturais como junco ou ratan, hoje em dia já existem materiais sintéticos para substituí-los.
Enfim, não esqueça de que você não vai querer passar o verão trabalhando pesado no jardim, use a sua criatividade e conhecimento para criar o seu paraíso particular, lugar de descanso e contemplação. Obs: Reserve um lugarzinho especial para colocar a rede ou chaise-longue e contemplar a vista do mar.
Entre as diversas especies que pode ser cultivada com sucesso, uma boa opção são os cactos.



domingo, 20 de março de 2011

butiazeiro ou butiá-da-praia - boa opção para arborizar seu jardim de praia

Palmeira de pequeno porte (2-3 m), com folhas verde-acinzentadas e arqueadas, muito bonitas. Frutos arredondados, com coloração variando do amarelo ao vermelho (em todos os tons intermediários), de acordo com a variedade. Polpa macia e quase sem fibras, e de delicioso sabor agridoce.
Usos: Os frutos são consumidos ao natural, ou processados sob a formas de geléias, sucos e licores. São excelentes para aromatização de aguardente. A palmeira é extremamente ornamental, acrescentando graça e beleza a composições paisagísticas. Apropriada para vasos na fase juvenil e jardim, praças, etc. quando adulto. 
Cultivo: Solos bem drenados, com insolação direta. Palmeira rústica, de fácil adaptação e crescimento lento. Frutifica em climas subtropicais e tropicais.
Origem: Restinga arbustiva do litoral sul (Santa Catarina a Rio Grande do Sul).
Butiazeiro floresce de  outubro/janeiro

Campo Bom - Estrada asfaltada - Até quando temos que esperar?

Gostaria de aproveitar essa oportunidade, em nome de toda a comunidade local, turistas, freqüentadores e simpatizantes da praia do Campo Bom, para relembrar de uma reivindicação antiga e prometida por tantos políticos que é a implantação do asfalto que dá acesso a praia, ligando a comunidade do Morro Grande ao Balneário. Lembro que no dia 20/02/2006 O vice-governador Eduardo Moreira recebeu em audiência representantes da Associação dos Moradores do Campo Bom juntamente com deputados estaduais e demais autoridades da região, onde na oportunidade se comprometeu em viabilizar os recursos necessários para sua construção. Infelizmente, apesar de toda a mobilização das autoridades e da comunidade, nada aconteceu. É bom lembrar que o balneário vem crescendo muito nestes últimos anos e necessita de melhorias contínuas na sua infra-estrutura, principalmente viária, que possam trazer um mínimo de conforto, bem estar e segurança a comunidade que por ali transita e reside. Ao longo dos últimos anos muitas promessas foram catalogadas pelos bravos moradores que enfrentam situações de privações e calamidades em muitas épocas do ano. Somos contribuintes assíduos do município, temos uma associação que é guerreira e tem lutado incessantemente para melhorar as condições e divulgar uma imagem saudável do balneário, porém agora chegou o momento de viabilizarmos o maior dos sonhos que é ver o nosso acesso asfaltado. Para isso gostaríamos que as autoridades  se sensibilizassem com a reivindicação da comunidade e se engajassem de forma concreta nesta luta que é de todos. Nós gostaríamos de ver, principalmente a prefeitura assumir esta causa através de ações consistente e focada neste objetivo.
Neste momento nos colocamos a disposição das autoridades para ajudar, no que for necessário, para tornar realidade este sonho.

Associação  amigos do Campo Bom

sábado, 19 de março de 2011

Balneario Campo Bom - 45 anos de fundação

O loteamento onde esta o balneario campo bom advén desde 24 de janeiro do ano de 1956, quando o Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, concede, ao Sr. Olziro Corrêa, uma área de terra de 887.285,00 m², no lugar denominado Campo Bom, Distrito de Jaguaruna, gleba de terra essa, que tinha suas confrontações com o Mar, com terras devolutas e com um caminho que levava daquela localidade para Jaguaruna.
Convém salientar, que dito registro se deu sob o n° 35.811 em 30 de abril do ano de 1956, documento esse, onde consta averbações, relativamente a transferências de terras e uma delas se deu na metragem de 775.160,00 m², que por sua vez fora registrada sob o n° 36.991 e isso, em 25 de setembro de 1956, ocasião em que o ex-proprietário que adquirira ditas terras do governo, as vende para a Imobiliária Territorial e Agrícola Seival Ltda, que edificou, referido Loteamento com uma área de 775.160,00 m², adquirida do Sr. Olziro Corrêa e da Sra. Éster Betiol Corrêa, aos 25 de novembro de 1956, conforme registro n° 36.991, Livro Q, fls. 286, e que passou a ser matriculado sob o n° 5.841, livro 2-Z, fls. 082.
O referido Loteamento foi aprovado pelo Município aos 22 de setembro de 1956

Google Earth atualiza imagem de satelite da Região do Campo Bom

Parabéns a Google Earth que no ultimo dia 16  de fevereiro, atualizou a imagem de satélite da região do balneário do Campo Bom em Jaguaruna. As imagem de satélite anterior foi tirada em 2006. Agora temos uma visão mais atualizada de toda a região. O que chama atenção, no primeiro momento, quando comparada com a imagem anterior, é o acelerado crescimento imobiliário acorrido nestes últimos 5 anos na região do balneário.
Está mais que na ora das autoridades municipais olharem com carinho para o balneário, que é tão carente de infraestrutura básica necessária para  atender e dar mais conforto e comodidade aos os moradores, turistas e visitantes que circulam pelo balneário. No mínimo, uma parte da rteceita do  IPTU deveria ser revertido e aplicado em obras para a população.

Osmar

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cortiça-Lisa, também conhecida como Araticum-verde

A Cortiça-Lisa (Rollinia rugulosa), também conhecida como Araticum-de-porco ou Araticum-verde, é uma árvore nativa do Brasil, de até 12m de altura e 40 cm de diâmetro. Ocorre desde Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, sendo mais frequente nas áreas da Floresta Ombrófila Mista, a Floresta com Araucárias.
Antigamente sua madeira era usada para fazer bóias para redes de pesca dos pescadores do litoral de Santa Catarina, daí vem o nome de "cortiça".

Além de ser considerada uma espécie ornamental, a cortiça produz frutos comestíveis pelo homem, parecidos com a fruta-do-conde ou anona. O fruto é globoso, contendo numerosas sementes presas a uma polpa branca aquosa, mole e de sabor levemente ácido. É envolvido por uma casca amarelo-esverdeada. A cortiça-lisa tem uma prima conhecida como cortiça-crespa ou araticum-amarelo, que tem propriedades parecidas, mas seu fruto é mais doce e com menos polpa.

Sua madeira tem utilidade reduzida, mas a casca fornece fibras que podem ser utilizadas na fabricação de cordas. Seus galhos eram utilizados pelos índios para fazer flechas. As sementes tem propriedades medicinais, sendo popularmente utilizadas como anti-diarréicas.
A espécie é indicada para recuperação de ecossistemas degradados, particularmente as áreas de preservação permanente (APPs) por apresentar desenvolvimento rápido, além de produzir frutos muito procurados por pássaros e animais. Outra boa opção para o cultivo em todo litoral catarinense.

Coqueiro - uma boa opção para o cultivo a beira mar

O Cocos nucifera L. popularmente conhecido como Coqueiro, coqueiro-da-Índia, coco-da-baía, pertencente a Famíliadas  Palmáceas, apesar de não ser nativa é uma boa opção para cultivo em beira de praia.. A planta frutifica bem em locais de clima quente e chuvoso
O coqueiro é uma planta perene, uma palmeira de estipe liso que pode atingir até 25 m de altura e 30 a 50 cm de diâmetro. As folhas são largas e compridas. O fruto é uma noz grande com uma semente recoberta por uma casca dura. No interior da casca, encontra-se a amêndoa, que é a parte comestível, com cerca de 1cm de espessura e a cavidade cheia de líquido - a deliciosa água de coco! O período entre a formação do fruto até o amadurecimento é de cerca de 12 meses.
Existem atualmente no mercado vários híbridos da espécie. Segundo informações da Embrapa Tabuleiros Costeiros, a variedade anã (Cocos nucifera 'nana'), em razão da maior precocidade de produção, maior produção de frutos, melhor sabor da água e menor porte é a mais recomendada para exploração comercial de água de coco. Nessa variedade existem as cultivares amarela, verde e vermelha. No Brasil, a cultivar anã verde é a que predomina, sendo a escolhida para plantio pelos produtores.  O coqueiro anão verde é precoce, podendo florescer até com 4 anos de idade após o plantio definido, desde que no cultivo haja aplicação da correta tecnologia. Em função também da tecnologia aplicada, a produção de frutos pode chegar a mais de 200 frutos por pé/ano. O fruto é considerado pequeno e contém uma média de 300ml de água. O porte dessa cultivar, na idade adulta (20 a 30 anos), é de 10 a 12 m de altura e sua vida útil econômica pode chegar até a 40 anos.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Azaléias - colorindo seu inverno

Apesar de ser uma planta exótica, a  azaléia , originária da China e do Japão, é considerado um arbusto  muito resistentes as adversidades climáticas e ainda florescem também no inverno, época difícil de se encontrar plantas em floração, logo são bem úteis para manter um jardim que tenha ao menos um pouco de flores florindo em todas as épocas do ano. Seu nome científico é Rhedodendrom (gênero), possuindo diversas espécies o que dçao um colorido especial. Bom para fazer cercas vivas, maciços e até manter solitárias.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bougainvillea - Considerada a rainha das trepadeiras

Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares como "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel".
De origem brasileira é uma espécie rústica, muito cultivada e apreciada no mundo, especialmente no Estado Catarinense. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou para várias partes do mundo.
O colorido existente na planta são as brácteas, folhas modificadas que envolvem e protegem as flores amarelas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.
Por ser uma espécie muito hibridizada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegata. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 15 metros de comprimento.
São muitas as espécies do gênero Bougainvillea: spectabilis, bracteata, brasiliensis, glabra, peruviana, sanderiana, speciosa, entre outras. Sendo que, as mais comumente cultivadas são as spectabilis e glabra , a partir das quais surgiram inúmeros híbridos. A diferença entre elas na maioria das vezes, remonta ao diâmetro dos troncos, quantidades e formas dos espinhos, existência ou não de pilosidade nas folhas e maior resistência ao frio e a geada por parte da espécie glabra.
Esta trepadeira tem se adaptado muito bem nas areias das praia do litpral catarinense.
A produção de mudas ou a multiplicação se dá na Primaveras. Multiplica-se por alporquia ou por estacas de galho. Estacas cortadas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 centímetros. Lembre-se que o corte das estacas deve ser feito com tesoura de poda ou canivete bem afiado. Depois, é só enterrar cerca de 10 centímetros da estaca em terra de barranco (sem qualquer matéria orgânica), regar, cobrir com um saco plástico transparente e manter à meia-sombra. Se este trabalho for feito durante os meses de primavera ou início do verão, o enraizamento será rápido.
ra ou início do verão, o enraizamento será rápido.

domingo, 13 de março de 2011

Presa quadrilha de roubo de carga

Ação da Polícia Civil Desbarataram quadrilha no Balneário Arroio Corrente
Clique para zoom.
Polícia Civis de vários municípios agiram em Conjunto

Em uma ação conjunta entre a polícia civil de Jaguaruna, Sangão e Sombrio foi desbaratada uma quadrilha de ladrões de veículos e carga. A polícia Civil de Jaguaruna, Sangão e Sombrio lograram êxito em parte nesta operação nesta quinta-feira (03), ao montar campana no balneário Arroio Corrente em Jaguaruna. A quadrilha havia alugado uma casa na rua Francisco Salgado onde se encontravam no local F.C popular Chiquinho, um profissional que liderava uma quadrilha de roubo de carga no estado de Santa Catarina.
Segundo a Polícia Civil de Jaguaruna, foram feitas diversas diligências até chegar a referida residência onde Chiquinho descansava em uma rede. Ao ver o veículo se aproximar evadiu-se do local. Passamos a monitorar a residência onde estava uma mulher que logo saiu com algumas sacolas para o fundo da mesma. Após a abordagem, constatamos que dentro da sacola existia um revólver calibre 38 com munição, um revólver calibre 32 também com munição, várias chaves michas para roubo de veículos, vários pinos para adulteração de chassi, material de funilaria, tintas compressor entre outros pertences.
Ainda dentro da residência foi encontrada a carteira com todos os documentos do fugitivo que hora antes havia se evadido do local, considerado um dos mais perigosos assaltantes de carga da região. Após as buscas na residência foi presa no local M.F.N que fazia parte do grupo ela foi conduzida ao presídio regional de Tubarão.
A operação conjunta foi liderada pela Delegada da Operação Veraneio, juntamente com as polícias Civis de Jaguaruna, Sangão e Sombrio que já estavam investigando o bando a mais tempo.
Fonte: Portal Jaguaruna

Pavimentação asfáltica de Morro Grande a Campo Bom - até quando temos que esperar?

Comunidade cobra de Vice-Governador pavimentação asfáltica de Morro Grande a Campo Bom
A comunidade do Campo Bom, em Jaguaruna, está disposta a cobrar promessas do vice-governador Eduardo Pinho Moreira: a pavimentação asfáltica ligando o balneário a Morro Grande, em Sangão.
Tudo se deve a diversas promessas feitas por Eduardo nas campanhas políticas de 2006 e 2010. Na primeira ocasião, em 2006, uma matéria veiculada na edição Nº 205 do Jornal O Município, de 11/02/2006, em que Eduardo, antes de assumir o governo por alguns meses, garantia a pavimentação com uma grande reunião e posterior festividade. Na época, Pinho Moreira argumentou que quando assumisse o governo do estado iria reunir-se com uma comissão que seria formada e voltaria ao Campo Bom para assinar a ordem de serviço. Nada foi feito.
Em 2009, Joares Ponticelli solicitou em indicação ao então governador Luiz Henrique a urgência na assinatura da ordem de serviço para execução das obras de pavimentação da Rodovia que liga as localidades de Morro Grande e Balneário Campo Bom,em Jaguaruna. Parece que o governador não atendeu o pedido. Posteriormente em 2010, quando era candidato a vice-governador na chapa de Raimundo Colombo, Eduardo novamente voltou a citar o sul como grande fator de desenvolvimento e citou a pavimentação asfáltica do Campo Bom ao Morro Grande como uma obra indispensável. Até o presente momento, o sul não foi valorizado e ninguém visitou a comunidade para prestar esclarecimentos sobre essa obra tão esperada por todos.
A comunidade e muitas pessoas que gostam desse paraíso de belezas naturais esperam pela visita de Eduardo para poder lhe cobrar a promessas feitas há tantos anos.
fonte: jornal o municipio

sábado, 12 de março de 2011

Alamanda

Trepadeira bastante conhecida e utilizada em projeto de paisagismo. A Planta apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro. A folhagem também é bastante ornamental, composta de folhas verdes e brilhantes. É considerada planta tóxica e por este motivo deve-se mantê-la longe do alcance de crianças pequenas e filhotes de cães. Mas cultivado com cuidado Pode ser uma boa opção para embelezar os jardins do Campo Bom

Araçazeiro - uma boa opção para os pomares de praia

O araçazeiro, cujo fruto é o araçá, é uma árvore  de copa esparsa, muitas vezes com porte arbustivo, alcançando de 1 a 9 metros de altura. Ocorre naturalmente da Bahia ao Rio Grande do Sul, na Mata Altlântica. Seu tronco é tortuoso e apresenta casca lisa, escamosa, na cor cinza a marrom avermelhada, com ramos pubescentes quando jovens.  O período de florescimento é longo, estendendo-se de junho a dezembro.
A frutificação do araçazeiro também se estende por um longo tempo, ocorrendo durante a primavera e verão. Os frutos são do tipo baga, pequenos, globosos, de casca vermelha ou amarela, com polpa de cor creme a esbranquiçada, suculenta, doce e ácida, de sabor e aspecto semelhantes à goiaba, e com numerosas sementes. Os frutos, ricos em vitamina C, podem ser consumidos in natura ou na forma de sucos, sorvetes, doces, compotas, licores ou marmeladas. Eles também são muito apreciados pela fauna silvestre, que se encarrega de espalhar as sementes.
O araçazeiro é uma árvore ideal para pomares domésticos, com boa adaptação as regiçoes de praia. . Também possui o poder de atrair uma infinidade de passarinhos silvestres, que vem degustar seus deliciosos frutos. Por este entre outros motivos, ele não deve faltar em programas de recuperação de áreas degradadas da mata atlântica, principalmente em regiões praiana onde esta bem adaptado.

Hibiscus rosa-sinensis - sugestão para o cultivo na praia

O hibisco é umas das plantas mais cultivadas nos jardins brasileiros, devido ao seu rápido crescimento, beleza e rusticidade. Há um grande número de variedades, que podem apresentar folhas estreitas ou largas, variegadas ou não e flores das mais diversas formas, tamanhos e cores.
A floração estende-se por todo o ano e as flores são sempre solitárias. Versátil, adapta-se às mais diversas funções paisagísticas, servindo como excelente cerca-viva, arbusto, renques, composições ou simplesmente como planta isolada em vasos.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Laje da Jagua

A temida Laje da Jagua situa-se à exatos 5.3 Km da linha da costa da praia de Jaguaruna- SC,uma Laje rasa e muito explorada por surfistas de ondas grandes e pescadores. “Segundo estudos do DHN (Departamento de Hidrografia e Navegação) da Marinha do Brasil, a Laje de Jaguaruna é um pouco maior do que um campo de futebol, sendo que a parte mais rasa mede 1.5 metros de profundidade, um grande obstáculo para a navegação.”
O farol de Santa Marta inaugurado em 1891 avisa sobre os perigos encontrados na Laje, emitindo uma luz vermelha indicada pela faixa com um alcance de 46 milhas para as embarcações que navegam na área de perigo. Segundo o curador do Museu da Cidade de Jaguaruna, antes da construção do farol em 1831, constatou-se o registro do naufrágio do navio Rio Pardo que levava a bordo a famosa Anita Garibaldi.
De acordo com Beto, mergulhador e pescador local, a Laje da Jagua é um dos melhores lugares para pesca submarina no Brasil. fonte:http://www.surfguru.com.br/noticias/noticia.asp?id=1210
O loteamento onde esta o balneario campo bom advén desde 24 de janeiro do ano de 1956, quando o Sr. Governador do Estado de Santa Catarina, concede, ao Sr. Olziro Corrêa, uma área de terra de 887.285,00 m², no lugar denominado Campo Bom, Distrito de Jaguaruna, gleba de terra essa, que tinha suas confrontações com o Mar, com terras devolutas e com um caminho que levava daquela localidade para Jaguaruna.
Convém salientar, que dito registro se deu sob o n° 35.811 em 30 de abril do ano de 1956, documento esse, onde consta averbações, relativamente a transferências de terras e uma delas se deu na metragem de 775.160,00 m², que por sua vez fora registrada sob o n° 36.991 e isso, em 25 de setembro de 1956, ocasião em que o ex-proprietário que adquirira ditas terras do governo, as vende para a Imobiliária Territorial e Agrícola Seival Ltda, que edificou, referido Loteamento com uma área de 775.160,00 m², adquirida do Sr. Olziro Corrêa e da Sra. Éster Betiol Corrêa, aos 25 de novembro de 1956, conforme registro n° 36.991, Livro Q, fls. 286, e que passou a ser matriculado sob o n° 5.841, livro 2-Z, fls. 082.
O referido Loteamento foi aprovado pelo Município aos 22 de setembro de 1956.

área de preservação permanente - Bosque

O bosque tem 12.000m² de area verde preservada, que garantem a permanencia de especies animais e vegetais no seu habitat natural. Nele podemos encontrar muitas plantas frutiferas nativas da região, bem como diversas especies de bromélias, orquideas e helicônias originárias da mata atlântica.

Praia ou Balneario ? qual a diferença?

O termo Balneário refere-se a um conjunto de praias de um determinado município litorâneo.
Quanto que praia é uma formação geológica composta por partículas soltas de rocha tais como areia, cascalho, seixo ou calhaus ao longo da margem de um corpo de água, ou seja, uma costa, quer do mar, de um rio ou de um lago. fonte: Wikipédia

Praia do Campo Bom

É o maior balneário de Jaguaruna com 9900 metros de orla marítima

Quaresmeira - a flor que anuncia a chega da pascoa

Também conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor, a planta é um Arbusto nativo da praia do campo bom

terça-feira, 8 de março de 2011

Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom Tem nova Diretoria

No dia 14/02/2011) nas dependências da Sociedade Amigos do Balneário Campo Bom, às 20:00 horas a posse da nova diretoria, biênio 2011/2013. O resultado das eleições que aconteceram no dia 12/02/2011 fez da Chapa 01 a vencedora.

A nova diretoria ficou assim constituída:
*Presidente: Armando Luiz Farias
*Vice- Presidente: José Manoel da Silva
*1ª Secretária: Maria da Graça Rosa
*2ª Secretária: Regiane Ribeiro Goulart Farias
*1º Tesoureiro: Amauri da Silva Pereira
*2º Tesoureiro: Martinho Benício Wernke
*Diretora Social, Cultura e Saúde: Janete da Silva Viana
*Diretor de Infra- Estrutura: Paulo Henrique da Rocha
*Diretor de Segurança e Iluminação: Pedro Kislark Francisco
*Diretor de Esportes, Turismo e Pesca: Francis Aguiar

CONSELHO FISCAL- EFETIVOS
*Sadi Viana
*Vanderlei Nascimento
*Pedro de Souza Gonçalves

CONSELHO FISCAL- SUPLENTES
*Rivaldo Viana
*Antonio Bittencourt de Souza
*Hamilton Cesar Cancillier

Bosque do Campo Bom

Area de preservação permanente - APP