sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Movimento Praia Limpa Praia viva - seja um voluntário nesta causa


Movimento Praia Limpa Praia Viva é um projeto de Educação Ambiental, de caráter voluntario, cuja proposta é estimular moradores turistas e comerciantes do balneário Campo Bom e região a incorporarem mudanças de hábitos no que tange as questões ambientais mais especificamente no lixo depositado depositado indevidamente em locais inadequado. A intenção principal do projeto é o de formar uma consciência ambiental por parte de todos aqueles que frequentam a praia ou desenvolvam atividades relacionadas a esse ambiente.
No intuito de incentivar tais mudanças de hábitos o projeto propõem aos comerciantes do balneário a distribuição de sacolas à população para que auxilie no recolhimento e acondicionamento do lixo existente junto a praia. O trabalho de parceria com a comunidade para preservar a limpeza das praias, caracteriza o comprometimento dos comerciantes com o desenvolvimento de suas atividades.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FATMA comprova: Praias e lagoas de Jaguaruna são próprias para banho

O mais recente Relatório de Balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) aponta que as águas das praias e  lagoas do município de Jaguaruna são aprovadas para banho.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Eco-verão 2013 – Movimento Praia verde - só depende da nossa atitude

O movimento praia verde tem como intuito conscientizar a população local e os veranistas da importância de cuidar e preservar o meio ambiente. O movimento busca desmistificar o tema e mostrar como é fácil adotar melhorias para promover o ambiente em que vivemos.

Dentro de uma conjuntura na qual o planeta esta em constante transformação, a adoção de práticas sustentáveis e Consumo Consciente passa a fazer parte do dia a dia do cidadão.

Temas como consumo racional de água e energia, descarte e coleta seletiva de lixo, consumo de materiais ecologicamente correto e reciclagem de resíduos sólidos são alguns dos itens de responsabilidade de todos.
Seja um voluntário - adote e pratique esta idéia.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROJETO VERÃO CONSCIENTE

2013  -VERÃO CONSCIENTE
ADOTE ESTA IDEIA
SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS PELA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.   JUNTOS PODEMOS DEIXAR A PRAIA AINDA MAIS BELA.

domingo, 4 de novembro de 2012

Espirobol, uma boa opção de esporte para o verão

Um dos esportes mais recomendados para o Jogos e brincadeiras de Verão principalmente a beira do mars e chama o Espirobol. Percebe-se no entanto que muita gente desconhece ainda o jogo, ou talvez saiba da atividade sem o nome. Por ultimo também existe a chance de ter outro nome e eu estar confundindo tudo.

Espirobol, uma prática saudável aliada à educação que se expande pelos pátios de concretos desse país tropical.

Simples, facinante e barato, para iniciar a pratica é necessário um poste com altura indefinida +- 5m com uma corda fixada na extremidade. Essa corda de nylon vai até mais ou menos um metro do chão onde uma rede envolve uma bola de vôlei ou assemelhados.No chão deve-se fazer um circulo dividido em 4 partes iguais, que é o campo de jogo.
O jogo consiste em um jogador socando a bola no sentido horário, e outro no sentido anti-horário, como objetivo principal de fazer a corda enrolar toda para o lado que se ataca. Ganha-se a partida quando a bola toca o poste, o vencedor lógico, é quem conseguiu vencer a defesa e enroscar no seu sentido a bola.

Não pode segurar a bola com as mãos, em caso de recomeço após paralisação e inicio da partida, o lançamento poderá ser feito através de um soco ou enganchando o dedo entre a rede e a bola. Nunca com as duas mãos.

Não pode pisar fora do circulo nem invadir o campo adversário. Tanto com as mãos quanto com os pés. Nesse item, rola a maior polêmica. Como mostra a figura  a quadra é dividida em 4 partes iguais, assim, uma dupla (no jogo de duplas) não tem seus jogadores lado a lado, e sim em fatias opostas. A idéia é fazer a bola passar continua mente, dando meia volta no circulo. Nunca vi essa forma ser respeitada.

Jaguaruna necessita urgentemente rever os gargalos que atravancam seus desenvolvimentos


De acordo com as autoridade, o município de Jaguaruna recebe a cada temporada de verão de 100 mil visitantes veranistas quem vem em busca de lazer, descontração, diversão. conforto, tranquilidade, alegria e segurança. No entanto a carência de investimentos disponibilizados nos últimos anos não tem permitido que os turistas desfrutem, na sua plenitude, das belezas da região. Por outro lado o município vem arrecadado anualmente R$ 6.000,000,00 de reais somente de IPTU. Deste montante de de recursos muito pouco tem retornado aos balneários em forma de obras que possam melhorar a vida dos habitantes. Valores estes que poderiam ser muito maiores se houvesse um recadastramento de todos os imoveis que nunca pagam o imposto, bem como cobrar daqueles que são inadimplentes. Então é bom registrar que a falta de investimentos em obras de melhoria dos balneários não é por falta de recursos mas sim por falta de vontade politica dos nosso governantes que na maioria das vezes priorizam regiões de seus interesse particulares em detrimentos de outros.

O prefeito Luiz Napoli recentemente eleito como novo prefeito de Jaguaruna afirmou como compromisso de campanha, que não haverá aumento de IPTU em 2013. o que é preciso, segundo ele, é administrar bem os recursos existente.

A falto do projeto de gerenciamento costeiro que deveria ser elaborado e aprovado pela prefeitura, na qual definirá as Área de preservação ambiental tem provocado embargo em toda a orla marítima de JAGUARUNA e que estão comprometendo demasiadamente o desenvolvimento das praias, causando crise e prejuízos irreparáveis no setor imobiliário, falência do comercio local, esvaziamento da mão de obra e sumiço dos investidores.

É inconcebível que um município com 37,5 km de praias que alberga 19 balneários e que geram riquezas e desenvolvimentos para o município, permaneça com os embargos imposto pela justiça. Esperamos que o novo prefeito inclua na sua agenda com prioridade máxima a solução destas questões.

Turismo no Campo Bom

Balneário Campo Bom
É o maior balneário de Jaguaruna com 9900 metros de orla marítima. Os seguintes loteamentos dividem o território: Campos Verdes, Campo Bom, Montreal, Catarinense, Albatroz, Navio Gravataí e Copa 70. A faixa litorânea é composta por areia plana com formação de pequenas dunas ao fundo fixadas por gramíneas e pinheiros.

Em áreas da região central do balneário percebe-se banhados formados pelo solo natural da região, destes descem pequenos arroios que formam lâminas d'água à beira-mar em tons avermelhados. Um bosque de mata de restinga ainda é preservado na área central do balneário, enquanto que nas demais áreas predominam campos cobertos com relva verde. Por este motivo, vem a designação do nome do lugar (Campo Bom). Para os veranistas, o mar de águas límpidas oferece boas condições de banho, acompanhadas pela vigilância de salva-vidas durante a temporada de verão.

A história deste balneário é outro ponto de destaque. Em suas águas já ocorreram vários naufrágios causados principalmente por um traiçoeiro parcel (laje de pedra em auto mar). Localizada a 10 Km da costa, esta laje é conhecida como a pedra do Campo Bom. Neste local, naufragaram embarcações como o navio Rio Pardo, de Giuseppe Garibaldi. Após o naufrágio, ocorrido, em 15 de julho de 1839, Garibaldi e sua tripulação nadaram até a praia e caminharam até o local que hoje é conhecido como balneário Camacho. Ali tomaram outra embarcação, o Seival, no qual navegaram entrando pela barra do Camacho e indo até Laguna. Lá surpreenderam e derrotaram as forças imperiais, que os esperavam pelo mar, ocasionando o feito conhecido como a Tomada de Laguna.

Atualmente, existe um marco memorial indicando o local em que Garibaldi chegou. O marco fica próximo à associação de moradores no centro do balneário. Também merece destaque o naufrágio neste mesmo local, do vapor de guerra Pernambucana, em 1853, o navio alemão Sieglind, em 1893, e o cargueiro Gravataí, em 1972.

Entre as dunas, na área do loteamento Campos Verdes, próximo da divisa com o balneário Arroio Corrente, pode-se encontrar pedras vulcânicas que foram formadas a milhares de anos. A cor avermelhada das rochas, provenientes de lavas, contrasta com o amarelado das dunas. Algumas das rochas possuem mais de três metros de altura.

Na região central, um mirante construído na colina do Morro da Cruz propicia a vista panorâmica de toda a orla e junto ao mirante está a imagem de Nossa Senhora dos Campos. No balneário há duas lagoas de água doce: a lagoa do Campo Bom, na região central, próxima a estrada geral e a lagoa Preta, localizada junto ao loteamento Copa 70, aos fundos da escolinha.

Na lagoa do Campo Bom é permitido a prática de esportes náuticos motorizados na parte profunda, sendo adequada para banhos no prolongamento junto a estrada antiga. A lagoa Preta, apesar de possuir uma coloração escura, é límpida e ótima para banhos.

Fonte: jaguaruna.com


 

sábado, 3 de novembro de 2012

Terrenos de marinha localizados na orla das praias do sul começam a sair do papel

Unisul- A União organiza o processo de cadastramento e certificação dos terrenos localizados em áreas de marinha em Imbituba e região. Uma audiência pública foi realizada esta semana na câmara de vereadores, onde foi apresentada a proposta de trabalhos da Linha Preamar Média (LPM), criada em 1831, que delimita os terrenos no litoral brasileiro.

O processo faz parte de uma ação de gestão integrada da orla marítima. O processo é realizado pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por meio das divisões estaduais. A LPM é definida por meio de um cálculo científico onde se tem por base as médias das marés de 1831, e definem que os terrenos de marinha, pertencentes à União, possuem 33 metros entre o mar e a terra. Atualmente, poucas pessoas possuem o registro desse tipo de terreno.

Segundo o arquiteto e superintendente da SPU no estado, Gerson Dal Piva, o processo de regulamentação leva bastante tempo, e o primeiro passo foi chamar a comunidade para auxiliar a Comissão de Demarcação a coletar informações para traçar a linha. "A audiência serviu para cumprir o protocolo legal do processo. Agora, vamos dar continuidade aos trabalhos de definição", explica Gerson.

Antes de ser aprovado, será enviado para Brasília e depois volta ao município para ser aprovado em uma nova assembleia. Os terrenos que ficarem demarcados como de marinha continuarão a ser utilizados pelos cidadãos, mas um valor deve ser pago ao governo federal por domínio pleno do imóvel no local e mais uma taxa de ocupação.
Esperamos que as nossas autoridades publicas do municipio de Jaguaruna também entrem na onda e resolvam o problema que a anos colocam em risco a economia e o turismos nas nossas praias.