quarta-feira, 18 de março de 2015

Fim de temporada, hora de redobrar a atenção com sua casa de praia

Morar em frente ao mar é o sonho de muita gente. Mas só quem é vizinho do mar sabe os danos que ele pode causar às casas móveis e ele eletrodomésticos. Os estragos são culpa da maresia, fenômeno de corrosão acelerada pela presença de sais do oceano. A mistura de água e sais, quase imperceptível, da maresia é responsável pelo processo de ferrugem nas casas. Tão problemático quanto isso é a questão da segurança do imóvel que nesta época de baixa temporada fica a mercê de vândalos e desocupados que infernizam a vida dos proprietários.
Com o fim da temporada de verão e a chagada do outono, que derrubam as temperaturas, os imóveis do litoral acabam ficando vazios e fechados por grandes períodos de tempo. Para manter móveis, objetos e a própria ca­­sa ou apartamento em bom estado de conservação é preciso pensar em como armazenar ou acondicionar roupas, eletrodomésticos e móveis.

A primeira indicação é fazer uma boa faxina na casa antes de fecha-la e voltar das férias. É preciso eliminar focos de umidade e o ideal é deixar os móveis e objetos “res­­pirarem” durante o período em que a casa ficará fechada. Colchões, estrados e almofadas devem ficar na posição vertical. Armários dos quartos, cozinha e banheiro devem ficar abertos, para evitar odores desagradáveis. A vedação nas portas e janelas deve ser verificada, para diminuir a ação da maresia, que é oxidante e corroe metais.

Além dos móveis, roupas de cama, mesa e banho que costumam ser mantidas na casa da praia merecem atenção especial. O ideal é manter o menor número de peças possível. O que vai ficar na casa precisa de cuidados. Os especialistas explicam que é essencial lavar e secar bem todas as roupas que forem ficar por muito tempo sem uso. “O melhor é evitar a umidade, que é causadora de mofo e mau cheiro”, diz.

Uma boa solução é deixar as roupas guar­­dadas em embalagens de te­­cido-não tecido (TNT), que permite que as roupas respirem e não fiquem amareladas ou mofadas. Essas embalagens não devem ficar em locais fechados, portanto, a ordem é manter a ventilação dos armários e despensa. A dica para tapetes é mantê-los pendurados e não dobrados dentro dos guarda-roupas.

A recomendação não vale apenas para toalhas e lençóis. Panos de prato e de limpeza devem ser guardados da mesma maneira. Talheres, pratos e utensílios da cozinha, como potes e travessas, também precisam estar lavados e bem secos. Use organizadores de talheres e organizadores de pratos para manter tudo fora da poeira. Para os pratos, é interessante colocar um papel toalha ou disco de feltro fino para proteger um prato do outro

Espaço otimizado

Para ganhar espaço na organização da casa de veraneio, é possível usar embalagens a vácuo. “A retirada completa do ar, comprimindo a embalagem, é útil para ganhar espaço e também porque, sem ar, as peças ficam mais protegidas contra fungos e bolor.  Até eletrodomésticos podem ser guardados nesse tipo de embalagem, que está disponível para venda em lojas de utilidades para o lar. Eletrodomésticos maiores e móveis, como televisores e sofás, podem ser cobertos para proteger do pó. Para geladeira é importante limpar, secar e não deixar nenhum mantimento.

Segurança da casa

Além de cuidar dos móveis e objetos que ficarão dentro de casa, a preocupação com a segurança do imóvel também é essencial. Com mais frio e menos visitantes e turistas nos balneários, as casas ficam vulneráveis. Para não deixar o patrimônio à mercê de ladrões, a indicação é investir em segurança privada. Instalar alarme e deixar uma pessoa de confiança avisada sobre a casa estar vazia também são dicas importantes. É importante que o proprietário não deixe o imóvel fechado e esquecido, como muita gente faz.  É recomendado que proprietário se desloque com alguma frequência até a praia uma ou duas vezes por mês, para deixar os jardins em dia e mostrar que há movimento.  Com pouca gente nas ruas e nas casas, crescem os casos de furtos às residências.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br