terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Como se prevenir de alguns contratempos da praia

Micoses: a umidade favorece a proliferação dos fungos e bactérias. O problema mais comum é a famosa frieira e os locais mais afetados são os vãos entre os dedos dos pés e virilhas. Para evitar, use cadeiras e não se sente diretamente na areia; proteja os pés com chinelos; tome uma ducha ao sair da praia para tirar a areia do corpo; não fique com as roupas de banho úmidas por muito tempo; e evite levar cães e gatos para passear na praia.

Insolação: para evitar a insolação, passe a maior parte do tempo sob o guarda-sol; use roupas leves e claras que facilitam a transpiração; proteja-se com protetor solar, chapéu ou boné; beba muito líquido, de preferência água ou suco.

Desidratação: o sol quente e forte faz com nos faz suar muito. Com o suor, no entanto, ela não perde apenas líquido, mas também eletrólitos, como sódio e potássio. A recomendação é ingerir muito líquido, de preferência água, água de coco e suco de frutas. O alerta é evitar ou consumir moderadamente a cerveja gelada, que é diurética, e pode levar à desidratação. Usar roupas leves e claras também ajuda, pois facilitam a transpiração.

Queimaduras de sol: usar protetor solar e evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 17h são recomendações básicas. Quem abusou do sol e ficou ‘ardendo’ deve procurar descansar em um local fresco e ventilado, e tomar banho frio para aliviar o mal-estar. Outra dica é aplicar compressas frias e úmidas na pele, que deve ser mantida bem hidratada.

Alimentação: garantir a segurança dos alimentos é o princípio para evitar uma contaminação e intoxicação alimentar, interdependente de levar a comida de casa ou compra-la. Prefira uma alimentação leve, frutas frescas como pera, maçã, banana, citros, ameixa e, até mesmo, as desidratadas também pode ser uma opção. Se for comer fora, observe a higiene do local e a água utilizada. Se optar por levar a comida de casa, armazene os alimentos em bolsas térmicas com bolsa de gelo artificial para conservar a temperatura por um bom período.

Camarão na Moranga - delícias do verão

O camarão na moranga é um prato típico da culinária litorânea brasileira, está delícia pode ser servida e preparada com uma abóbora ou moranga, recheada com camarão e requeijão. Confira suas histórias e curiosidades, além de uma receita exclusiva criada por nossa equipe.

HISTÓRIAS E CURIOSIDADES sobre o prato

Para entender a história do Camarão na Moranga, vamos primeiro conhecer um pouco do local que deu origem a esse prato tão especial.
Em Ubatuba fica localizada a Ilha Anchieta, é a 2ª maior ilha do Litoral Norte paulista, com 828 hectares de exuberante Mata Atlântica em meio a montanhas e praias de águas cristalinas.
O local abrigou na década de 30 um presídio político que foi desativado após uma grande rebelião. As ruínas do presídio que ali funcionou de 1904 a 1955, hoje são um grande atrativo turístico para quem visita a Ilha.
Enquanto esteve em funcionamento, mais especificamente no ano de 1945, o presídio recebeu um grupo de presos políticos japoneses. E como é da cultura oriental esse grupo era bastante dedicado ao trabalho em atividades agrícolas e assim deram início ao cultivo de legumes e verduras na Ilha Anchieta.
Acredita-se que de tanto andar descalço e comer peixe cru, junto com a falta de higiene que era muito comum nos presídios da época, acabaram adquirindo várias doenças, entre elas a esquistossomose, conhecida como barriga d’água, que é uma infecção por parasitas, muito comum entre pessoas que trabalham no campo. Um médico local sugeriu que tomassem remédios tradicionais, mas o grupo não aceitou e passaram a plantar abóbora, pois de suas sementes era obtido um poderoso vermífugo e o problema foi resolvido.
A novidade fez tanto sucesso que os moradores do continente começaram a comprar as abóboras plantadas na ilha e torrar as sementes para comer e curar suas moléstias.
Ocorreu que durante uma das travessias da ilha para o continente uma das abóboras caiu no mar e afundou rapidamente pois havia um furo no lugar do talo. Passadas algumas semanas o fruto reapareceu cerca de 5 km de onde havia afundado, uma senhora que tinha um restaurante na praia da enseada encontrou o fruto e não pensou duas vezes, colou a abóbora inteira para ser fervida. Ao abrir a tal abóbora descobriu que dentro tinha mais de dois quilos de camarão sete-barbas. Vendo aquilo e como boa cozinheira que era teve a brilhante idéia de retirar as sementes e adicionar cheiro-verde, folha de coentro, tomate, alho e cebola.  
Estava descoberto mais um prato típico da culinária caiçara: “Camarão na Moranga”, prato este que passou a fazer parte do cardápio de muitos restaurantes litorâneos espalhados pelo Brasil.
“Camarão na Moranga, um dos carros-chefe dos restaurantes litorâneos espalhados pelo Brasil

RECEITA DO CAMARÃO NA MORANGA

Ingredientes:
1 moranga média
1kg de camarão pequeno limpo
3 camarões grandes com rabo para decorar o prato
4 limões
pimenta
sal
azeite de dendê (100ml)
azeite comum
3 tomates
1 cebola média
4 dentes de alho
salsa picada
cebolinha picada
1 caixa de creme de leite (200g)
1 copo de requeijão ou catupiry cremoso (250g)
1 pacote de queijo ralado (100g)
Modo de preparo:
Esprema 4 limões e tempere os camarões juntamente com pimenta e sal á gosto, deixe no tempero por aproximadamente 30 minutos. Atenção não jogue fora o suco de limão com tempero que você vai utilizar para temperar os 3 camarões grandes.
Abra uma tampa na moranga, retire todas as sementes, pincele com azeite por dentro e por fora, coloque água quente dentro mais ou menos até a metade, cubra com um papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido até que fique macia.
Enquanto a moranga está no forno refogue em uma panela grande a cebola, o alho no azeite de dendê. Em seguida coloque os tomates e refogue um pouco mais. Acrescente os camarões, o requeijão e cozinhe por 3 minutos no máximo, para que não fiquem duros. Acrescente o creme de leite sem soro e o que sobrou de salsinha, cebolinha e queijo ralado, mexa até misturar e em seguida desligue o fogo.
Tempere os 3 camarões grandes no suco de limão que foi reservado anteriormente.
Se a moranga estiver macia, retire do forno, coloque o recheio e cubra com o restante do queijo ralado, da salsinha e da cebolinha. Leve novamente ao forno para gratinar.
Enquanto está gratinando refogue os camarões grandes no azeite para decorar a borda da moranga. Retire a moranga do forno, decore com os 3 camarões grandes e sirva esta delícia com arroz branco e farofa.

Obs: Você poderá fazer algumas variações no modo de preparo e ingredientes, uma opção é cozinhar a moranga em uma grande panela com água em vez utilizar o forno. Outra variação que pode ser feita é utilizar mussarela junto ao recheio que fica muito bom também. Seja criativo que o resultado sempre poderá surpreender seus convidados, e sua receita terá sua assinatura.
fonte:http://www.guiadepraias.com.br/