Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as ruas, áreas urbanas, destaca e valoriza a paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e faz\ com que a população aproveite melhor as áreas de lazer da região.
A melhoria da qualidade dos sistemas de iluminação pública traduz-se em melhor imagem principalmente aos balneários tão carentes destes serviços, favorecendo o turismo, o comércio, e o lazer noturno, além de ampliar e melhorar a interação com a comunidade propiciando um ambiente mais seguro e confortável.
Sob o ponto de vista legal, a prestação dos serviços públicos de interesse local - nos quais se insere a iluminação pública - é de competência dos municípios. As condições de fornecimento de energia destinado à iluminação pública, assim como ao fornecimento geral de energia elétrica, são regulamentadas especificamente pela Resolução ANEEL nº 456/2000.
Considera-se serviço de iluminaçăo pública aquele destinado a iluminar vias e logradouros públicos, bem como, quaisquer outros bens públicos, assim como de atividades acessórias de instalaçăo, manutençăo, melhoramento e expansăo da respectiva rede de iluminaçăo.
Desta forma, sabedor dos seus direitos, a comunidade e os turistas que freqüentam o Balneário do Campo Bom solicitam as autoridades que seja feito uma revisão, melhoria e ampliação na iluminação pública das ruas do balneários. Existem áreas que a iluminação é extremamente precária ou inexistente. As Lâmpadas, em muitos os poste ainda são aquelas incandescentes de filamento de tungstênio, completamente fora dos padrões e da racionalidade de consumo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário