segunda-feira, 1 de abril de 2019

Morar perto do mar ou na praia é um sonho mas tem que conviver com a maresia

Morar perto do mar é o sonho de mutos, porem ser vizinho do oceano é um desafio e tanto.  Com toda a certeza deste mundo, viver diante do mar é um privilégio, mas nem tudo são flores. O grande  problemas é a maresia  e os danos causados pela salinidade nos móveis, imoveis, objetos  e eletrodomésticos. Saiba como proteger sua casa com algumas dicas. A maresia, invariavelmente, causa danos às edificações, além de corroer móveis e eletrodomésticos. Mas alguns cuidados podem minimizar os prejuízos.
Entender seu funcionamento é o primeiro passo para um convívio harmonioso com esta força da natureza. Bem didático, o engenheiro e professor de oceanografia da UERJ, David Man Wai Zee, explica que é mais ou menos como o efeito de um spray.
Em função da agitação do mar, uma grande quantidade de gotículas de água salgada se levanta e é empurrada em direção ao continente pelos ventos. Quando isso acontece com mais intensidade, pode ser visto até a olho nu, no formato de uma névoa esbranquiçada que paira sobre a região litorânea.

Efeito da maresia nos:
Móveis
Para prevenir danos em peças feitas de madeira, sempre aplique nelas óleos de peroba e lustra-móveis. Outro segredo simples e eficaz é limpar as superfícies com frequência, removendo os resíduos de sal deixados pela maresia. Já no caso dos móveis de fórmica utilize limpadores multiusos.
Janelas
As peça fabricadas em metal são as que mais sofrem com a ação da maresia. Para evitar a ferrugem, prefira aço inoxidável ou alumínio. Aplicar três demãos de verniz ou filme de poliuretano, que adere como uma segunda pele à superfície e não deixa a umidade passar, também é uma alternativa. Nas dobradiças das portas, use uma vez por semana spray de óleo para proteger os mecanismos de metal e evitar que a peça fique rangendo.
Portões
As áreas de ferro expostas ou com pintura descascada podem enferrujar e emperrar. Para evitar isso, pinte portões e grades com revestimentos antioxidantes, os quais impedem o contato do ferro com água e os sais da maresia.
Piso de madeira
Nos locais em que a exposição à maresia e ao sol é mais prolongada, aplique verniz naval.
Vidro, plástico e acrílico
Janelas, tampos de mesa e luminárias suportam bem ao sol, ao vento e ao calor. Estantes com portas de qualquer um desses materiais protegem os aparelhos eletrônicos.
Tecidos
Prefira revestir os móveis com tecidos à base de poliéster. Eles são os mais indicados para sofás e poltronas, porque resistem à umidade e não mofam. Nas janelas, as cortinas do tipo blecaute conseguem barrar não apenas o sol mas também a maresia.
Paredes externas
Como o concreto é poroso, as gotículas cheias de sais penetram no material e enferrujam as estruturas metálicas internas, fazendo-as aumentar de tamanho, concreto não suporta esse crescimento e começa a rachar. O melhor é pintar as paredes com produtos impermeabilizantes, que evitam a penetração dos sais.
Paredes internas
No interior das casas, as gotículas da maresia aumentam os níveis de umidade. O ar molhado e as altas temperaturas do litoral ajudam também no aumento de fungos e bolores. A melhor alternativa para prevenir esse problema é usar tintas especiais com fungicidas na fórmula, vendidas em lojas de materiais de construção. Elas têm substâncias capazes de acabar de uma vez com a infestação.
Computador
A maresia é um problema sério para o computador. “Para prevenir danos, não o deixe em locais com  muita circulação de ar e sempre utilize a capa de proteção específica para PC quando ele estiver desligado.  Se o computador já estiver com oxidação, é preciso limpar a placa-mãe (parte do computador que armazena o chip). Mas isso só pode ser feito por um técnico.
Eletrodomésticos
Se a geladeira ou o fogão está muito oxidado, mas o motor ainda funciona bem, o ideal é levar o eletrodoméstico a algum profissional que trabalhe com manutenção de pintura desses equipamentos. “Ele lixará toda a crosta de oxidação, passará uma nova camada de massa plástica e, por fim, pintará. Para pequenos pontinhos de oxidação, a dica é: com uma lixa fina, própria para ferro, lixe bem o pedacinho oxidado. Depois, passe um esmalte de unha (na cor do eletrodoméstico, claro!) na parte lixada. “O esmalte o protege, impedindo que a oxidação se espalhe. Contudo, é uma solução temporária, até que se proceda a reforma definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário