A qualidade do sono de quem vive ou dorme próximo do som das ondas do mar é infinitamente melhor do que quem vive nas cidades ou lugares barulhentos. Isso se explica por causa do ruido chamado de "branco" emitido pelas barulho das ondas do mar.
O ruído branco leva esse nome porque contém todas as frequências sonoras na mesma intensidade, e portanto, consegue "mascarar" sons indesejados em todas as frequências. O nome é uma referência à luz branca, que contém todas as cores (frequências de luz).
De acordo com os especialistas, o ruído branco é ideal para disfarçar ou abafar outros sons do ambiente, como o barulho de carros, maquinas e equipamentos em canteiro de obras, latidos de cachorros, canto de pássaros, etc...
Em ambiente onde existe o ruido branco o sono das pessoas fica mais protegido e é mais duradouro. Tais ambientes são indicados a todos, mas principalmente para aquelas pessoas que tem o sono leve e que acordão ou tem o sono interrompido repentinamente por qualquer barulho ou ruídos sonoros de diferente origens.
Neste universo de barulhos de diferentes origens que causam danos a saúde auditiva e do sono das pessoas, existem alguns que consideramos nossos aliados, pois nos auxiliam a melhorar a qualidade do nosso sono. Entre eles está o barulho das ondas do mar. O som das ondas quebrando, sem pausa, num ritmo único e num volume constante, faz as pessoas, inconscientemente, relaxarem. O que prova que para ficarmos calmos não precisamos de silêncio absoluto. Na verdade, precisamos de ouvir o som certo.