quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Recadastramento IPTU 2019 ???

A Prefeitura de Jaguaruna realizou, recentemente (agosto  e setembro) de 2019, o levantamento das áreas construídas dos imóveis no município, principalmente nos balneários.  O   intuito do recadastramento é atualizar os acréscimos das  áreas construídas dos imoveis para fins de cobrança complementar do IPTU de 2019.
A pergunta que não quer calar é: De que forma esse levantamento foi realizado?
A prefeitura tinha autorização para entrar nas propriedades  particulares de veraneio (fechadas) para fazer a inspeção e a medição dos acréscimos  nos imoveis  edificados ? A prefeitura usou algum tipo de tecnologia como de imagens aéreas (aerofotogrametria) e terrestres georreferenciadas (mapeamento móvel) para auxiliar no levantamento?  ou o levantamento foi realizado somente  no achismo?
Todos os imoveis inspecionados que foram constatado divergência em relação a área construída  que constava no cadastro imobiliário municipal foram atualizadas e a diferença do valor do IPTU está sendo cobrado agora no mês de Dezembro como complementação.

Pergunta-se: Qual a base legal para o lançamento complementar e retroativo ao IPTU 2019?
A população entende que o recadastramento é um processo legitimo e deve ser feito constantemente pelo poder publico como forma de manter atualizada as informações que geram tributos ao município. No entanto, o que está se questionando  é o porque da  cobrança retroativa?  Porque não atualizar os valores no IPTU de 2020?

A grande verdade é que o cidadão não aguenta mais pagar tantos impostos e taxas por serviços públicos que deixam muito a desejar no quesito de  qualidade e bem estar do contribuinte. O que se percebe é que os recursos públicos são canalizados cada vez mais para  a manutenção de mordomias e dos altos rendimentos do gestores públicos  do alto escalão e dos políticos. Enquanto isso a população amarga nas filas intermináveis  do SUS, na falta de infraestrutura básica, na educação de qualidade sofrível e tantas outras carências.  Acorda Brasil!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário