segunda-feira, 14 de março de 2011

Bougainvillea - Considerada a rainha das trepadeiras

Bougainvillea é um gênero botânico da família Nyctaginaceae, de espécies geralmente designadas como buganvílias. Nativas da América do Sul, essas angiospermas recebem vários nomes populares como "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel".
De origem brasileira é uma espécie rústica, muito cultivada e apreciada no mundo, especialmente no Estado Catarinense. O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville, que a descobriu em nosso país, por volta de 1790 e a levou para várias partes do mundo.
O colorido existente na planta são as brácteas, folhas modificadas que envolvem e protegem as flores amarelas. O conjunto resulta numa aparência exótica, encontrada nas cores branca, rosa, vermelho intenso ou laranja.
Por ser uma espécie muito hibridizada, já se obteve brácteas com dezenas de formas e cores, inclusive bicolores - e também a forma variegata. Quando adulto esse arbusto escandente e espinhento pode atingir de 5 a 15 metros de comprimento.
São muitas as espécies do gênero Bougainvillea: spectabilis, bracteata, brasiliensis, glabra, peruviana, sanderiana, speciosa, entre outras. Sendo que, as mais comumente cultivadas são as spectabilis e glabra , a partir das quais surgiram inúmeros híbridos. A diferença entre elas na maioria das vezes, remonta ao diâmetro dos troncos, quantidades e formas dos espinhos, existência ou não de pilosidade nas folhas e maior resistência ao frio e a geada por parte da espécie glabra.
Esta trepadeira tem se adaptado muito bem nas areias das praia do litpral catarinense.
A produção de mudas ou a multiplicação se dá na Primaveras. Multiplica-se por alporquia ou por estacas de galho. Estacas cortadas de galhos lenhosos, com aproximadamente 20 centímetros. Lembre-se que o corte das estacas deve ser feito com tesoura de poda ou canivete bem afiado. Depois, é só enterrar cerca de 10 centímetros da estaca em terra de barranco (sem qualquer matéria orgânica), regar, cobrir com um saco plástico transparente e manter à meia-sombra. Se este trabalho for feito durante os meses de primavera ou início do verão, o enraizamento será rápido.
ra ou início do verão, o enraizamento será rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário