quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Polícia Ambiental Realizou Ação nos Balneários Campo Bom, Esplanada e Torneiro

Nesta segunda-feira (17/10), a polícia ambiental de Laguna/ SC realizou uma ação nos balneários Campo Bom, Esplanada e Torneiro. Ação que contou com o apoio solicitado pela Polícia Ambiental da Secretaria de Obras de Jaguaruna e dos Bombeiros Voluntários. A ação aconteceu durante todo o dia da segunda-feira, culminou com a retirada de cabos ,redes, ferros e calões da beira da praia.Diversos apetrechos de pesca foram retirados da beira-mar. Pescadores da região em reunião após o ocorrido afirmaram que estiveram reunidos com o Presidente da Colônia de Pesca do Balneário Rincão, e foram aconselhados a registrar um boletim de ocorrência na delegacia de Jaguaruna.
Segundo comentários dos pescadores afirmaram que não podem admitir que uma máquina que foi doada pelo ministério de Aquicultura e pesca e que deveria estar aqui para ajudar o pescador mais esta servindo para arrancar nossos calões e ajudar a levar nossas artes de pesca. Esperamos que nossas autoridade municipais possam nos dar uma explicação sobre esta ação. Pois não podemos ficar no prejuízo Estaremos muito em breve procurando o Prefeito Municipal de Jaguaruna e o Secretário da Agricultura e pesca e de obras para saber o porque desta ação.
O secretaria da agricultura o Secretário Manoel Medeiros Pereira disse que a máquina esta a disposição da secretaria de obras e que ele não tinha conhecimento da ação,e quem deveria dar explicação seria o secretário de Obras Mário Ferreira.
O Secretário Mário Ferreira falou que apenas cumpriu uma solicitação da polícia ambiental da qual recebeu um oficio para realizar tal serviço nos balneários.
Quanto a participação dos bombeiros voluntários na ação o comandante estava ausente em curso em Tubarão,porém o presidente da associação Carlos Alberto da Silva nos informou que receberam também uma solicitação da polícia ambiental para dar apoio a operação .

Fonte http://www.portaljaguaruna.com/

Um comentário:

  1. Senhores, ao ler a reportagem, fiquei me perguntando se a medida tomada pelas autoridades ambientais era a mais adequada para a situação. Entendendo que estamos todos sob a égide da lei, e temos obrigação constitucionais de cumprir e fazer cumpri-la. No entanto o bom senso em muitas destas situações deve ser levada em consideração. Vejamos porque! Primeiro deve ser um compromisso dos governantes estimular a atividade conhecida como pesca artesanal, de forma a preservar a atividade, as pessoas e principalmente a tradição desta modalidade que não e em nenhuma hipótese degradante, muito menos contaminante do ambiente e insustentável.
    Se existem alguma irregularidade na atividade, não seria muito mais coerente estabelecer uma politica para profissionalizar estes bravos pescadores que ainda, mesmo a muito custo, preservam esta linda tradição. Tenho certeza, por experiencia própria, que se proporcionarmos cursos, treinamentos e capacitação permanente, os próprios pescadores serão os agentes que fiscalizarão toda a orla de atividades enquadradas como lesivas que por ventura venha a ser praticada no mar.
    É necessário mudarmos os paradigmas para que possamos preservar e colher bom fruto no futuro.
    Osmar

    ResponderExcluir