quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Áreas de Restinga - qual a sua importância?

A restinga, sob o ponto de vista ecológico, pode ser definida como um espaço geográfico formado por depósitos arenosos paralelos à linha da costa marítima, de forma geralmente alongada, produzida por processo de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades tanto animal como vegetal que recebem influência marinha. É uma vegetação típica das praias e das dunas, porém, pode ser encontrada em estuários. Trata-se de ecossistema determinado fisicamente pelas condições do solo e pela influência do mar, remanescente do bioma da Mata Atlântica.
A vegetação de restinga tem o importantíssimo papel de fixar areia e dunas e impedir assim a erosão das nossas praias. A RESTINGA protege as praias e as dunas. Quando o ambiente da restinga é alterado o efeito e as consequências  das mares são claramente visíveis em consequência da destruição do ambiente.  Sem a proteção da vegetação de restinga o mar avança e  a areia é carreada , derrubando tudo o que encontra pela frente como cercas, muros, etc.

A RESTINGA é um ecossistema costeiro que faz parte do Bioma da Floresta Atlântica (ou Mata Atlântica), abrigando até mesmo espécies ameaçadas de extinção. Contém também especies de plantas que são utilizadas pelo homem na alimentação, medicina e ornamentação.

A crença de que ela se refaz rapidamente é errada. Trata-se de um ecossistema muito complexo e delicado, que não se recompõe facilmente e muitas vezes nunca mais volta a sua originalidade pois é perceptível que nas áreas degradada ficam
apenas capins fino. Todos temos compromisso em preservarmos as áreas de restrinv remanescente pois alem de fazer parte do paisagismo das praias sua vegetação minimiza os efeitos da erosão provocados pelas mares da praia.

Um comentário:

  1. Infelizmente, isso acontece no litoral de São Paulo. No inicio de 1980, fui realizar uma pescaria de beira de praia, em uma prainha maravilhosa, de tombo, localizada em Bertioga, chamada Praia do Engenho. Era um lugar paradisíaco ! Fizemos ótima pescaria. Havia na época apenas um morador (caiçara) que era o cuidador do local, pois se tratava de um sítio particular, cercado até a estrada e com porteira. Em meados de 2017 fui visitar o local. Desespero. A praia foi totalmente invadida ela areia. Não é mais de tombo. Existem várias moradias de luxo (foi loteada) e está totalmente destruída! não existe mais a RESTINGA. O ser "humano" e a ganancia destruíram um paraíso...

    ResponderExcluir