domingo, 21 de julho de 2013

PROGRAMA DE ARBORIZAÇÃO DAS PRAIAS DE JAGUARUNA

Em homenagem ao Dia da Árvore, comemorado anualmente no dia 21 de setembro, estamos sugerindo a prefeitura municipal de Jaguaruna que implante um programa para melhorar o processo de arborização e paisagismo, deixando ainda mais bonito os balneários do município.

É notorio que as praias do município estão mal servidas no que tange a arborização das ruas e áreas publicas.   Por esta razão seria salutar a realização de uma parceria entre as associações e a prefeitura no sentido de plantar arvores adaptadas a região utilizando e humanizando os canteiros e calçadas das ruas e avenidas das praias. Neste processo de resposabilidades mútuas, caberia a prefeitura fornecer as mudas, ficando as associações com a responsabilidade de mobilizar os moradores para o plantio das mudas.
A finalidade do projeto seria melhorar a qualidade de vida e conscientizar a população da importância da preservação de áreas verdes e da recuperação do meio ambiente, através da produção e plantio de árvores em zona praiana, obedecendo a critérios técnicos e paisagísticos ou seja, a árvore correta no lugar certo.
A arborização de uma praia vai além do embelezamento e do bem-estar que as sombras proporcionam. Possibilita criar uma identidade para as ruas, é mexer com a cadeia ecológica.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que para cada habitante deve haver no mínimo 12 metros quadrados de verde.

Os benefícios da arborização na melhoria da qualidade do ambiente urbano são relacionados: a purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas, diminuindo a temperatura em 6º a 8º C, dependendo das espécies vegetais implantadas; redução na velocidade do vento; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, e amortecimento de ruídos.
Um dado curioso: uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar, funcionando vinte horas por dia.
Termos certeza que toda a população deverá ser parceira nesse programa, a fim de que seu patrimônio verde seja mantido, e posteriormente aumentado, para que as futuras gerações aproveitem melhor um meio ambiente saudável e equilibrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário