terça-feira, 14 de junho de 2011

Ponte bi-municipal entre o Balneario Torneiro e a praia do Rincão esta próxima de ser concluída

Situado num dos pontos mais distante do centro de Jaguaruna, o Balneário Torneiro é uma das regiões mais
bela do município.
A praia, que tem uma extensão de 3.600 metros de comprimento, ainda preserva boa parte da sua fauna e flora original. Com um ecossistema diversificado, em razão de abrigar, no seu espaço territorial o rio Urussanga, a praia oferece a população residente, turistas e simpatizantes, diversas oportunidade de lazer como pesca esportiva de diversas especies marinhas e de água doce, além de caminhadas ecológicas por trilhas, praias e dunas.
Para as 300 famílias que moram no balneário, formada principalmente por pescadores nativos, o fator limitante que tem angustiado os habitantes da pacata vila, comprometendo sobre maneira, o desenvolvimento da região é a ausência de um acesso viário ao município vizinho de Içara onde se situa, a exatos 3 km de distancia, do balneário Rincão.
Atualmente a única forma de interligação com o município vizinho é uma ponte pênsil que permite aos pedestres a travessia sobre o rio que desemboca no mar. No entanto, graças a mobilização da comunidade, que durante os últimos 20 anos não pouparam esforço na luta para sensibilizar as autoridades publica da necessidade e da importância da construção da ponte que liga os dois balneários, ela esta praticamente pronta. Na verdade, só está faltando a conclusão das cabeceiras, que pelo andar da obra, deverá estar pronta e entregue a comunidade no próximos 45 dias.
A Redução de 15 para 3km de distância entre Içara e Jaguaruna vai facilitar muito a vida dos moradores e turistas e certamente será o caminho para o desenvolvimento e o progresso da região.
Parabéns aos moradores por esta importante conquista.

Volpato