sexta-feira, 17 de junho de 2011

Como é de conhecimento, processo de arborização exerce papel vital na qualidade de vida dos moradores. Por suas múltiplas funções, a árvore ou arbustos cultivado nas areas urbanas atuam diretamente sobre o clima, a qualidade do ar, o nível de ruídos e sobre a paisagem do local, contribuindo sobremaneira no equilíbrio da temperatura, na proteção do  lençol freático, evitando o ressecamento do ar , fornecendo sombra, além de constituir refúgio indispensável à fauna remanescente do local. Por estas razões e sintonizada com a proposta de estimular os moradores e os veranistas do Campo Bom e da região, que tem casa e/ou terreno na praia, arborarizar e consequentemente humanizar o Balneario, estamos sugerindo, como uma boa opção de plantio o cultivo da Pitangueira.
A pitangueira é uma pequena árvore que nas regiões subtropicais alcança 2m a 4m de altura mas, vegetando sobre diferente clima e solo, alcança alturas acima de 6m., quando adulta. As folhas pequenas e verde-escuras quando formadas exalam aroma forte e característico. As flores brancas e suavemente perfumadas, são hermaforditas e melíficas. O fruto é uma baga com 1,5 a 3,0cm. de diâmetro, tem casca muito fina; a polpa do fruto maduro é macia, suculenta, doce ou agridoce, aromática, saborosa, perfumada. A maturação do fruto dá-se em 5 a 6 semanas após o início da floração.


A composição de 100 gramas de polpa é: 38 calorias, 0,3g. de proteína, 10mg. de cálcio, 20mg. de fósforo, 2,3mg. de ferro 0,03mg. de vit.B2 e 14mg. de vit. C.
Volpato

Um comentário:

  1. Gostaria de saber as espécies nativas de arvores
    que ficam melhor servem de decoração
    e não fazem muita sujeira
    ou as folhas nao são grandes e as raizes profundas

    ResponderExcluir