quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Frutas e Verão, uma combinação que dá certo

Alimentos ricos em vitaminas e de baixo teor calórico, as frutas da estação repõem os nutrientes e líquidos que estão em falta no corpo humano.

Impossível resistir a uma melancia fresquinha ou a um cacho de uvas bastante polpudo. As frutas tornam-se alimentos ainda mais atrativos no Verão, justamente por conta do frescor e sabor que proporcionam. Além de deixar os dias quentes mais agradáveis, elas são responsáveis por trazer doses de saúde a quem as consome. Isso porque as frutas são fontes quase que inesgotáveis de vitaminas, proteínas e, o que é essencial nesta época do ano, água para se hidratar.
Conforme o nutricionista dos supermercados Manentti, Eduardo Manenti, durante o Verão as pessoas costumam transpirar mais, perdendo bastante líquido. Como muita gente sente dificuldade em beber os dois litros d’água indicados diariamente, as frutas aparecem como uma ótima alternativa para substituição. “Os consumidores podem aproveitar as frutas da estação, que além de serem mais saborosas, apresentam uma maior quantidade de vitaminas e minerais e são mais baratas em relação às que não estão na época. Desta forma, melancia, ameixa, melão, abacaxi, pera e pêssego são ótimas fontes de nutrientes já que estão em fase de colheita”, pontua Manenti.
 
Durante o Inverno, comenta o nutricionista, as pessoas costumam comer coisas que esquentam o corpo devido às baixas temperaturas. No Verão, contudo, o cenário é outro. A alimentação pesada é trocada por uma mais leve, repleta de alimentos naturais, frutas, verduras e legumes. “Isso é instintivo e até cultural. Tanto que grande maioria dos eventos gastronômicos é feita mesmo no Inverno. As pessoas comem mais para manter a temperatura do corpo, já que há uma maior queima calórica”, expõe.

Para o aposentado Edson Delponte de Costa, nada melhor que uma melancia fresca para se alimentar num dia quente. “Bem vermelhinha, doce e gelada, pra quê coisa melhor? Não existe sobremesa melhor que esta”, coloca. De acordo com Manenti, os consumidores podem se atentar às cores predominantes nas frutas. Cada grupo geralmente é rico em uma vitamina específica. “As frutas vermelhas, por exemplo, têm bastante vitamina A. As cítricas possuem muita vitamina C. Já os folhosos são enriquecidos com a vitamina E”, explana.

Além dos nutrientes de cada fruta, é possível fazer diferentes combinações, como sucos, sobremesas e a tradicional salada de frutas.

Mais agradáveis aos olhos das crianças

Muitas crianças não gostam de frutas, verduras e legumes. Contudo, os alimentos são extremamente importantes para o crescimento saudável dos pequenos. Como eles apreciam sabores, cores e diferentes formatos, seguem algumas dicas para deixar os ingredientes mais atraentes aos olhos das crianças:

- Invente desenhos com frutas no prato. Um rosto de palhaço pode ser feito usando uvas para os olhos, cereja para o nariz, e banana para a boca. Para uma carinha de cachorro, utilize fatias de banana e passas para os olhos, ameixa para o nariz e fatias de morango para a língua.

- Coloque frutas picadas e sortidas em espetinhos.

- Jogue um iogurte em cima das frutas.

- Prepare salada de frutas com formatos diferentes (a melancia, por exemplo, pode ser cortada como uma estrelinha).

- Faça picolés com pedaços de frutas. Basta cortá-las em cubinhos, misturar com suco de laranja ou limão, colocar em fôrmas próprias, espetar um palito de madeira e levar ao congelador.

Benefícios das frutas e legumes para o corpo humano

As frutas e os legumes são componentes fundamentais de uma alimentação saudável porque fornecem nutrientes importantes, tais como:

- Cálcio (essencial para ossos e dentes saudáveis e para o funcionamento normal dos músculos);

- Fibras (diminuem o risco de doença cardíaca coronária e de alguns tipos de cancro);

- Ferro (necessário para o normal funcionamento de todas as células);

- Magnésio (níveis inadequados podem resultar em cãibras musculares e pressão arterial elevada);

- Potássio (ajuda a manter uma pressão sanguínea saudável);

- Vitamina A (mantém os olhos e a pele saudáveis);

- Vitamina C (ajuda a curar feridas e cortes e mantém os dentes e gengivas saudáveis)

Fonte: ENGEPLUS por Amanda Garcia Ludwig