sexta-feira, 20 de junho de 2014

Turismo - Grande potencialidade de negocio para Jaguaruna

O turismo é uma atividade econômica extremamente importante, podendo desempenhar um papel decisivo em termos de desenvolvimento de determinadas regiões, onde, as vezes, não existem outras alternativas para alcançar esse objetivo.
É consenso entre os  gurus do setor que  turismo pode dinamizar as potencialidades naturais e histórico-culturais das regiões  menos favorecidas ou ainda em desenvolvidos.   Por outro lado, sabemos  contudo, que não é o turismo que fomenta o desenvolvimento de uma determinada região, mas sim o seu próprio nível de desenvolvimento, que converte o turismo numa atividade favorável ou não a esse processo.
Dentro deste  contexto, um dos setores que poderia contribuir e movimentar a economia dos diversos Balneários do municípios de Jaguaruna é o turismo. O turismo de lazer seria uma das opções para gerar emprego  e complementar a renda dos cidadãos jaguarunenses e até mesmo do próprio município.
No período correspondente ao verão, a população de Jaguaruna salta para  aproximadamente 100 mil habitantes. Isso se deve a grande parte de visitantes e  turistas que vêm de outros municípios, regiões, estados e até países vizinhos para  passar a temporada nos balneários do município.
Entretanto, nem todos os potenciais e recursos são devidamente  aproveitados.  Jaguaruna possui recursos turísticos de origem natural e os de origem cultural.
Os recursos turísticos naturais podem ser os de ordem geomorfológica: como o litoral, que apresenta 37,5 km de praias; os lagos e lagoas, que somam mais de  10; e de ordem biogeográfica: como os agrupamentos vegetais e a mata nativa.
Os recursos turísticos culturais podem ser os históricos, como os sítios  arqueológicos, construções históricas, artefatos e, os culturais contemporâneos  como museus e obras de arte.
De acordo com  os especialistas o “turismo de lazer é realizado por pessoas que viajam sem compromisso de trabalho, apenas por lazer e pode ser  praticado em qualquer lugar”, independentemente desse lugar possuir ou não infraestrutura para receber os turistas. Entretanto é sabido e notório que estradas confortáveis e seguras, divertimentos, bons hotéis, restaurantes, serviços turísticos e possibilidades de fazer compras são atrativos incontestáveis  e que agradam qualquer turista.
Todavia, estes atrativos pouco ou não existem em Jaguaruna, apesar se seus balneários  apresentar tantas belezas naturais e culturais.

Apesar de a cidade ser reconhecida pela SANTUR como turística e se verificar a existência de um número grande de recursos e belezas naturais, o turismo ainda não se configura como uma prática de impacto econômico.  O município carece de um projeto turístico ambicioso  encorajando novas formas de cooperação entre os agentes econômicos, com impactos positivos na atração de novos investidores para explorar novas oportunidades de negócio para  todo o  território de Jaguaruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário