sábado, 23 de fevereiro de 2019

Porque não cultivar um pé de limão???

Como diz a sabedoria popular Se a vida te der um limão... Faça dela muito mais do que uma simples limonada!
O limão é uma das frutas mais poderosas utilizadas na gastronomia, tanto em receitas doces como salgadas, sucos etc. As variedade de limões existentes chega, aproximadamente a uma centena de espécies em todo mundo. No entanto as quatro variedades  mais populares no Brasil são Taiti, cravo, galego e siciliano.
Desses, apenas o siciliano pode ser considerado um "limão genuíno ou verdadeiro". O galego e o taiti, na verdade, são limas ácidas, "primas" do limão, enquanto o cravo (caipira) é um "cruzamento" entre a tangerina e o verdadeiro limão.
Abordo esse tema porque na nossa região litorânea, próximo da orla, o clima é bem favorável para se cultivar o limão cravo ou caipira de forma doméstica, ou seja, para consumo próprio com uma boa produção. Podemos observar que os poucos pés de limões cultivados nos quintais de algumas poucas residências do balneário Campo  Bom tem encantado os proprietários pela quantidade de frutas e pelo longo período de colheita.  Todo os anos a floração é intensa e a  carga de frutas por pé  surpreende a todos. Eu mesmo sou testemunha disso pois  tenho um pé de limão que durante cinco meses por ano me fornece frutos para o meus consumo.
O suco ou sumo do limão ajuda a eliminar matérias indesejáveis ou toxinas do nosso organismo. A composição do limão é semelhante a da saliva e fluidos digestivos. O limão ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a nossa  digestão. Todos os limões são ricos de vitamina e mineral que também ajudando a digestão. As propriedades do limão aliviam sintomas de indigestão como azia e arrotos.
O limão  contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição de câncer de esôfago e estômago. Melhora o humor e reduz a ansiedade. O limão ajuda a manter o peso e são ricos em fibra pectina que ajuda a combater o desejo por comida. O  limão é rico em vitamina C. Também são ricos em potássio que estimula o cérebro e o sistema nervoso da pessoa, bem como, regula a tensão arterial. O ácido ascórbico presente no limão tem efeitos anti-inflamatórios e é usado em casos de asmas e outras condições respiratórias.
O limoeiro caipira deve ser cultivado em solo bem drenado pois não tolera terreno encharcado. Preferencialmente  que tenha uma boa quantidade de matéria orgânica. As mudas podem serem originárias de plantas enxertadas que acelera a produção de frutas ou mesmo  de pès franco ou seja, originários do cultivo da própria semente.  A grande  verdade é que é muito simples plantar e cuidar de um pé de limão,  e seus benefícios são imensos para as nossas vidas. 

Então, o nosso objetivo com essa matéria é encorajar os moradores e proprietários de casa de veraneio  a cultivarem um pé de limão em sua casa ou terreno e fazer com que  o balneário Campo Bom seja  reconhecido como o maior produtor de limão de praia para consumo próprio do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário