sexta-feira, 28 de junho de 2019

ESTUDOS REVELAM QUE VIVER PRÓXIMO DO MAR FAZ BEM A SAÚDE.

Morar em localidades junto ao mar melhora a saúde física e mental, e estimula o bom humor. Desde sempre se diz que viver perto do mar melhora o bem-estar e a qualidade de vida. Isso acaba de ser confirmado por estudo desenvolvido pela Universidade de Exeter, Inglaterra, segundo o qual morar em localidades marinhas melhora de maneira significativa a nossa saúde física, psíquica e mental.
O estudo britânico contou com uma amostragem de 48 mil pessoas e mostrou que quem vive a menos de um quilômetro do mar declara com muito maior frequência gozar de boa saúde e disposição do que quem vive a distâncias maiores.

Os motivos seriam numerosos: a simples presença do mar reduz os níveis de estresse, e o ambiente no litoral torna as pessoas mais dispostas à prática de exercícios físicos, como, por exemplo, as frequentes caminhadas à beira-mar ou nas praias, ou então praticando esportes marinhos durante quase todo o ano.
Paisagens marinhas

Esse estudo, como dizíamos, não é o único a celebrar os benefícios do ambiente marinhos para o corpo e a psique humana. Outras pesquisas mostraram como basta apenas observar paisagens marinhas (ou também paisagens naturais, como as do campo ou da montanha) para que ocorram ressonâncias positivas no nosso estado de humor, bem como melhorar a capacidade de concentração. Os panoramas cinzentos do meio urbano, ao contrário, costumam suscitar sensações opostas, bem menos favoráveis: podem facilitar a ocorrência de estados de tristeza e depressão.

Portanto, viver junto ao mar realmente pode trazer felicidade, aumentar o bem-estar físico e psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário