domingo, 11 de agosto de 2019

Turismo em Jaguaruna - hora de sonhar alto e pensar grande

O litoral de Jaguaruna é um paraíso para quem procura praias sossegadas com grandes faixas de areias, cercadas por dunas, sambaquis e vegetação exuberante de restinga tipica desta região. A área costeira do município tem 37,5 km de extensão, por onde se distribuem  10 balneários. Porém esse paraíso ainda é pouco explorável pelos turistas e pela população que vive no entorno desta região. Não podemos negar que o poder publico tem, na medida do possível, investido alguns recursos  em seus Balneários para disponibilizar infraestrutura no intuito de melhorar as condições de  turismo na região.  Mas, eu acredito que está na hora do governo municipal ser mais ousado na implementação de politicas que possam efetivamente dar um salto de qualidade e modernidade neste segmento que é tão importante econômica e socialmente para o município. 
É crucial entendermos que o turismo é um fenômeno socioeconômico que consiste no deslocamento temporário e voluntário de um ou mais indivíduos que, por uma complexidade de fatores que envolvem a motivação humana,  saem do seu local de residência habitual para outro, gerando com isso  múltiplas inter-relações de importância cultural, socioeconômica e ecológica entre os povos. No entanto, para que isso realmente aconteça é necessário que os destinos selecionados pelos turistas ofereçam uma infraestrutura básica pra motivar o cidadão a frequentar, retornar e indicar o lugar a novos visitantes retroalimentando o negocio.
Seria necessário que o governo designasse um grupo pessoas com formação multidisciplinar e com liderança e conhecimento profundo neste setor para elaborar e executar um projeto de desenvolvimento que transforme esse segmento num grande negocio para o município. Lembrando que toda a população precisa participar do processo de planejamento turístico, assim o desenvolvimento tende a ser mais equilibrado e sustentável.

É sabido  que os efeitos gerados pelo turismo são enorme, entre eles podemos destacar que:
- Contribui para a valorização e conseqüentemente a preservação do patrimônio natural e cultural do  
   município 
 - Gera empregos diretos e indiretos;
 - Traz uma maior arrecadação de impostos e taxas;
 - Possibilita a fixação do homem à terra, evitando a migração em regiões em opção de trabalho;
 - Contribui para melhorar a imagem dos lugares visitados;
 - É um importante fator de desenvolvimento econômico na medida em que serve como motivador  
  do  desenvolvimento de vários setores da economia local e regional;
- Aumenta a demanda de produtos do primário através do aumento do consumo;
- Expande o mercado para produtos locais;
- Tem impacto favorável sobre o número de empregos, pois aumenta as oportunidades disponíveis (artesanato, transportes, comércio, guias, meios de hospedagens, etc.).

Num mundo onde centenas de destinos turísticos competem pela preferência dos turistas, se torna fundamental a proposição de ações publicas e privadas de desenvolvimento local que levem melhorias, qualidade e bem estar ao  cidadão que investe em laser. 

Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário