quarta-feira, 16 de maio de 2012

Terreno de Marinha

Muitos proprietários de terrenos localizados em beiras de praias, ainda tem duvidas sobre o que são terrenos de marinha. Para ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, descrevemos abaixo algumas informações que julgamos útil a todos.
A definição legal está contida no Decreto-lei 9.760 de 5/9/1946. De acordo como o Art. 2º - São terrenos de marinha, aqueles que estão situados a uma profundidade de 33 (trinta e três) metros, medidos horizontalmente, para a parte da terra, da posição da linha do preamar médio de 1831. A dita linha do preamar é a linha de referência demarcatória, que até então não se tem uma definição sobre a sua real localização.
Os terrenos de marinha foram instituídos com a finalidade de “assegurar às populações e à defesa nacional o livre acesso ao mar e às áreas litorâneas”. Dentro deste princípio, estas parcelas imobiliárias são bens dominicais da União, não podendo a sua propriedade pertencer a terceiros, embora o seu domínio útil fosse concedido sob a forma de enfiteuse ou aforamento. De acordo com a lei, os proprietários de terrenos de marinha podem ter sua propriedades, ou parte delas, confiscadas pelo Governo Federal, sendo compulsados a pagar as correspondentes taxas de ocupações ou aforamentos anuais em caráter perpétuo, e mais os laudêmios nos casos de transferências desses bens para terceiros.
Por outro lado a  Lei 7.661/88, que instituiu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro, define que as praias também não são terrenos de marinha. São bens públicos de uso comum tais como as praças e ruas. A pergunta que não se cala é: porque todo esse estardalhaço se tudo esta devidamente normatizado? Porque que o poder publico não estão permitindo ou autorizando construções nas praias? Com a palavra as autoridades.

Um comentário:

  1. POR QUE QUE ISSO ESTA ACONTECENDO AGORA???????

    TEM ALGUMA PREVISAO PARA LIBERAÇÃO ???

    PARABENS POR CRIAREM ESTE BLOG ....TENHO UMA CASA EM CAMPOS VERDES...JA CRIE VARIOS VIDEOS DE ALGUNS PONTOS TURISTICOS DE CAMPOS VERDES...LEVO SEMPRE QUE POSSIVEL ALUNOS PARA VIAGEM DE ESTUDOS,,, SOU MORADORA DE GRAVATALM- PROFESSORA ROSILDA DAMIANI NEVES - rosildaneves@hotmail,com

    att

    rosilda

    ResponderExcluir