sexta-feira, 11 de abril de 2014

Consumo regular de frutas e verduras faz bem a saúde

Especialistas do University College London divulgaram estudo esta semana, no qual recomendam o aumento do consumo de frutas e verduras de 5 para 7 porções ao dia. A pesquisa liderada pela Dra. Oyinlola Oyenbode  analisou os registros alimentares de 65.000 pessoas e revelou após 8 anos de pesquisas que quanto maior é o consumo de frutas e vegetais frescos, menor é o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e câncer.
O consumo de 7 ou mais porções de frutas e vegetais por dia foi associado a um risco 42 % menor de morte por todas causas. Ele também foi associado com um risco 25 % inferior de câncer de intestino e 31 % menor risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. O estudo mostrou que as verduras e legumes parecem ter um efeito protetor superior às frutas.
No Brasil, assim como nos EUA e na Inglaterra, as campanhas incentivam o consumo de 5 porções de frutas e verduras ao dia. Porem, por aqui, apenas 20,2% da população consome a esta recomendação de 5 porções ou mais de frutas e verduras diariamente (Brasil, 2012).
Insira mais frutas e verduras no seu cardápio e na alimentação de sua família, seguindo as dicas:
1.      Faça recheios naturais para seu sanduíche, omelete, lasanha ou pizza. Alface, cenoura, beterraba, espinafre, brócolis, pimentões, tomates, ervilhas, cogumelos e abobrinha, são algumas possibilidades.
2.      Vitaminas feitas com leite desnatado ou extratos (como o de soja e o de amêndoa) e uma fruta da estação (banana, morango, abacate, mamão) são opções saudáveis para o café da manhã ou lanches.
3. Teste receitas de sucos com frutas e verduras.
4. Inclua vegetais coloridos diariamente em sua salada.
5. O tempo esfriou? Que tal uma sopa de legumes quentinha?

6.  Deixe as frutas sempre lavadas e à mostra para não esquecê-las na hora de sair

fonte: dicas da nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário