quinta-feira, 29 de maio de 2014

Banana e seus Benefícios

A banana madura tem benefícios para gastrite e diarreia. Além disso, ela também gera energia e acalma devido a altas concentrações de triptofano, que é um precursor da serotonina (neurotransmissor da tranquilidade e prazer). Devido ao alto teor de potássio, ela é uma boa opção para pessoas com pressão alta. A banana verde por sua vez é rica em amido resistente que chega intacta no intestino, ajudando na absorção dos nutrientes, além de regular a microbiota intestinal, diminui a absorção de glicose e colesterol e dá saciedade. A banana verde também pode ser utilizada para diversos problemas intestinais como diarreia, adispepsias e úlceras pépticas. A ação prebiótica do Amido resistente presente na banana verde seria a principal responsável pela atuação benéfica contra tais desordens.
A fruta é rica em carboidrato, fibra, potássio e vitamina B6. Além de teores de vitamina A e C, Magnésio , fósforo e ferro.
Para armazenar, o ideal é cortar a banana no talo para soltar da penca, sem deixar abrir a casca, faz ela durar mais.
Tipos: banana maçã, da terra, prata, verde, nanica, caturra, entre outras.
 Recomendação:
A indicação de consumo é de 1 fruta ao dia. Não pela quantidade e sim pela necessidade de variar as frutas que se consome. A recomendação para o consumo de frutas, segundo a pirâmide alimentar, é de 3 a 5 porções ao dia.
 Como utilizar: Pode ser consumida de várias formas: in natura, em vitamina, cozida, bolos, doces, picada, geléia, picada com grãos e sementes, amassada, mingau, etc.
A banana verde pode ser consumida em doces, cozida, como farinha, mas a melhor forma é preparar a polpa de banana verde. Receita: cozinhar 5 bananas bem verdes com casca na panela de pressão por 10 minutos. Deixar a pressão sair naturalmente. Depois ainda quente, bater a banana no liquidificador sem casca e sem água. Guardar a polpa na geladeira por até 5 dias. Acrescentar em sucos, tortas, vitamina e até brigadeiro.
Fonte: Clínica de nutrição TRINUTRIX