terça-feira, 20 de maio de 2014

Bem vindo ao Outono

“São as águas de março fechando o verão, é promessa de vida no seu coração…” Bem vindo ao Outono, a melhor estação!
O outono é a estação que chega para amenizar o calor do verão. No Brasil as estações podem não ser tão marcadas como em outros países, mas podemos sentí-la, mesmo que de maneira sutil e trazer seu significado para além das sensações térmicas. Depois de recarregar as baterias com toda a energia das férias de verão estamos prontas para a fase mais ativa e produtiva do ano.  
No outono, as temperaturas são  amenas e mais confortáveis, porém, com o aquecimento global, mudanças bruscas e inesperadas de temperatura são um fato cotidiano.
O outono  combina um clima fresco e agradável com temperaturas amenas e diminuição da chuva. Esta estação é de transição, com frentes frias regulares, como uma preparação para o inverno.
Outono também é a estação das colheitas, com os produtos cultivados já bastante desenvolvidos e frutos maduros. É época de saborear alimentos da estação, como o figo e as castanhas, altamente energéticos, e o milho, uma boa fonte de fibras.

É importante manter uma alimentação saudável, já que nesse período são mais comuns as doenças pulmonares e as enxaquecas, em virtude do nevoeiro e do céu nublado que não ajuda a dispersar a poluição. Além disso, os dias mais frios pode fazer com que as pessoas de mais idade sintam dores nas articulações, e o reumatismo e a artrose tendem a ser mais frequentes.
Nesse período, também ficamos mais carentes de Vitamina D, devido à tendência de dias mais nublados. Por isso, aproveite o sol e  o mar do outono, já que os raios solares nesta época do ano são menos nocivos à pele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário