sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Pinguins encontrados mortos nas praias de Jaguaruna

A quantidade de pinguins mortos encontrados no litoral de Jaguaruna tem chamado atenção dos moradores e visitantes da região.  Normalmente, ao caminhar pela praia nesta época do anos,  é comum nos depararmos com algumas dessas aves marinhas mortas. No entanto, esse anos, o que chamou a atenção foi a grande  quantidade desses  animais mortos espalhados pela orla.
Segundo especialistas, entre os meses de maio a outubro é comum encontra-los nas praias do Sul do Brasil, época em que a espécie se encontra no período de migração de suas colônias.  Estudos apontam que a mortandade faz parte de um ciclo natural e pode acontecer em quantidade a cada cinco anos.
Em 2015, por exemplo, foram registradas a morte de milhares de pinguins em diversas praias de Santa Catarina em um único dia. Quem acompanha o fenômeno de perto é o Projeto de  monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
"Eles vivem em grandes colônias. Geralmente são jovens e não tem muita experiência. Esse grupo decide deixar as águas geladas da patagônia para vir para mares que lhe ofereçam alimento e temperaturas mais elevadas. Nesse percurso aproveitam as correntes marítimas. Uma parte do grupo acaba não conseguindo acompanhar os demais. Por não se alimentar, cansam e acabam morrendo" explica o coordenador do PMP-BS, Pedro Volkmer de Castilho.

Os pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) são aves marinhas que formam grandes colônias nas costas da Argentina, do Chile e nas Ilhas Malvinas.

Osmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário