sábado, 30 de abril de 2011

Governo Raimundo Colombo visita obras do Aeroporto Regional


O Governador Raimundo Colombo esteve em Jaguaruna nesta quinta-feira (28).
Na ocasião, visitou as obras do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, conversou atentamente e ouviu reivindicações de cidadãos, foi recebido por alunos da APAE e andou pelo terminal de passageiros.
Estiveram presentes o Secretário Regional Dura, o Presidente do Legislativo de Jaguaruna Adriano Souza do Santos, o Presidente do Legislativo de Sangão Dalmir Carara, o Prefeito de Jaguaruna Inimar Felisbino, o Prefeito de Tubarão Manoel Bertoncini, o Prefeito de Capivari de Baixo Brunel, o Prefeito de Gravatal Nei, além de outras autoridades e cidadãos que prestigiaram a visita.
As obras continuam a todo o vapor e o terminal de passageiros está praticamente concluído. A comitiva liderada por Raimundo Colombo está de passagem pelo sul e após a visita a Jaguaruna seguiu para o Auditório da Unisul em Tubarão.
fonte: jornal o municipio

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Plataforma de pesca amadora e esportiva

As plataformas de pesca amadora e esportiva surgiram no litoral brasileiro nos anos 70 e 80 como proposta de alavancar e desenvolver do  turismo regional principalmente nas faixas litorâneas caracterizada como mar aberto,  onde a pesca é bastante difundida  e praticada pela seus habitantes, mas que encontram dificuldades de exercê-la, na sua plenitude, em função das condições muitas vezes adversas do mar.
Hoje, em muitas praias principalmente da região sul do Brasil,  tem como atração maior,  as suas belas plataformas de pesca, que movimentam  o turismo durante o ano todo, gerando  emprego e renda a comunidade local residente.

Nas praias de Jaguaruna, principalmente no arroio Corrente e no Campo Bom, o tema das plataformas  também faziam partes das discussões cotidianas da população que tinha como hobby  a pesca de arremesso em mar aberto.  No entanto, a comunidade, por razões diversas, não conseguiram se mobilizar e se organizar a ponto de viabilizar um projeto de construção da uma plataforma de pesca e com isso desenvolver o turismo de toda  região.   
Sabemos que esta é uma estrutura complexa e cara e que por isso, se faz necessário a mobilização  e o comprometimento de todas as força vivas da região e principalmente do comercio que seria o setor  extremamente favorecido com o empreendimento. 
No entanto, se na época não foi possível tornar realidade este sonho, isso não quer dizer que não devemos iniciar novamente um movimento de mobilização em prol de viabilizar este antigo e necessário  projeto.
O desafio está lançado.

Entendo que  é necessário inicialmente constituir um grupo de pessoas interessado no projeto para iniciar o processo de diagnóstico de forma a identificar os  parceiros que desejam  ver está obra concretizada.

Volpato


sábado, 23 de abril de 2011

Jaguaruna SC

A cidade conta com vários atrativos naturais, como as praias, as lagoas e ainda 53 sítios arqueológicos. Seu nome vem da língua tupi-guarani e significa “onça preta”. Sua colonização teve início em 1867, com o coronel Luiz Francisco Pereira e com grupos nativos anteriores à chegada dos portugueses. Em março de 1880 tornou-se Freguesia e em dezembro de 1930 foi emancipada. Fica a 48 Km de Laguna.
Do Balneario do Camacho até a praia do torneiro em direção ao sul, na divisa com a praia do Rinção são 38 km  de mar aberto, sem a presença de costões.
com uma área de 328 km², a  superfície é dividida em 31 localidades, sendo que  destas, dez são balneários: Arroio Corrente, Arroio da Cruz, Balneário Arroio Corrente, Balneário Camacho, Balneário Campo Bom, Balneário Cascata Vermelha, Balneário Dunas do Sul, Balneário Esplanada, Balneário Figueirinha, Balneário Nova Camboriú, Balneário Vila Paraíso e Balneário Torneiro.

Hino de Jaguaruna

Jaguaruna, cidade adornada
Entre as várzeas e o mar a sorrir
És o signo dos bravos de outrora
És o sonho de um grande porvir!

Essas dunas que brancas enfeitam
Lindas orlas do Atlântico Sul
São as rendas que ventos afagam,
São as fímbrias do teu céu azul.

Sentinela altaneira dos mares,
Jaguaruna é um vigia de pé,
E eu povo é um carisma de crença
Guardião da verdade e da fé.

Do Jaguar as rotundas pegadas
E as ruínas do lar da nação
Sambaquis e o lendário Camacho
São milênios de histórias em teu chão!

Teu folclore de cantos e preces
São duendes de graça sem par
Nas bandeiras do Espírito Santo
Céu e terra se fazem altar.

Sentinela altaneira dos mares,
Jaguaruna é um vigia de pé,
E teu povo é um carisma de crença
Guardião da verdade e da fé.

LETRA: Monsenhor Agenor Neves Marques
MÚSICA: Capitão Osnildo Dolvan

segunda-feira, 18 de abril de 2011

balneario Campo Bom - paraíso ecológico

No balneario Campo Bom, localizado a 6 km da BR 101, poderemos encontrar dunas fixas e semifixas, de tamanhos variados, que são constantemente modeladas pela ação do vento. Também temos legalmente preservado um bosque que é um verdadeiro paraíso ecológico, ideal para uma caminhada ou piquenique e que fica permanentemente aberto para visitas. Nas praias do municipio de Jaguaruna já foram catalogados mais de 30 sítios arqueológicos que estão sendo estudados por pesquisadores e geólogos interessando em descobrir a origem e o significado deste patrimônio histórico da região. Jaguaruna orgulha-se por abrigar o Garopaba do Sul, sambaqui considerado o maior do mundo em extensão. O sítio arqueológico tem uma área de 101 mil metros quadrados, o equivalente a 10 hectares, e mede cerca de 25 metros. Como podemos observar a natureza foi generosa com as praias de Jaguaruna e mais ainda com os visitantes que além do mar podem se dar o luxo de se refrescar lagoa do Campo Bom situada no lado esquerda da entrada da praia. A lagoa é cercada por florestas tornando o local ideal para um bom piquenique ou para um descanso na rede. A sombra das árvores, indicado para descanso e reflexão, ou dentro da lagoa, com águas refrescantes e agradáveis, tudo encanta na lagoa. Outro atrativo é a pesca que é permitida na lagoa, desde que não seja predatória.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Maracujazeiro da praia

Passiflora alata é o nome científico dado ao maracujazeiro. Nativo do Brasil, o maracujazeiro é uma planta arbustiva com característica de cipó, caule quadrangular, com gavinhas e folhas grandes ovais, podendo apresentar-se recortadas e coriáces, conforme a variedade.
As flores são exóticas, de sépalas verdes por fora e avermelhadas internamente,estames coloridos, perfumadas e ornamentais. O fruto tem formato oval ou esférico verdes quando novos, tendendo a amarelados ao amadurecerem.
Têm casca fina e polpa amarga.
O que se consome na verdade é a mucilagem que envolve as numerosas sementes, de sabor doce, perfumado e altamente nutritivo.
Modo de Cultivo :
O maracujazeiro não tolera lugares frios nem geada, desenvolve-se bem em regiões de clima ameno a quente. A região litorânea de Santa Catarina tem se mostrado adequado para o cultivo da espécie.  O solo ou a cova onde será plantado o pé ser   rico em matéria orgânica (esterco curtido) Pra que a planta se desenvolva bem o local deverá receber bastante sol e ser abrigado dos ventos frios de inverno,
Como é um cipó, necessita de cultivo em latada ou espaldeira, longe de árvores, por que tende a enrolar-se nelas. A floração ocorre na primavera seguindo-se a frutificação até o final do outono.
O maracujá é conhecido como calmante dos nervos, devido à combinação de glicosídeos, alcalóides e seratonina que foram testados e comprovaram sua eficácia.  A polpa é usada como alimento na forma de suco, geléia, sorvetes e doces.
Referencia: http://aprendadetudo.com.br


domingo, 3 de abril de 2011

Balneario Campo Bom - Jaguaruna - Brasil

É o maior balneário do município de Jaguaruna com 9900 m de orla marítima. O território inicia na praia de Campos verdes e termina no loteamento Copo 70.  O balneário tem vida própria oferecendo aos visitantes uma razoável  infra-estrutura com restaurantes, lanchonetes, bares, supermercados, camping e hotel..         
As suas águas são próprias para banho. Além do mar para se refrescar, os turistas os moradores contam com   uma  lagoa de água doce, própria para o banho. A lagoa do Campo bom está  situa-se a margem da estrada antiga de acesso ao balneário         
Veranistas de Orleans, Urussanga, Cocal do Sul,  Morro da Fumaça, Tubarão, Sangão, Braço do Norte e tantas outras freqüentam o balneário  devido à proximidade da localidade com as cidades do entorno.
 A história deste balneário é outro ponto de destaque. Em suas águas já ocorreram vários naufrágios  causados principalmente por um traiçoeiro parcel (laje de pedra em auto mar). Localizada a 10 Km da costa, esta laje é conhecida como a pedra do Campo Bom. Neste local, naufragaram embarcações como o navio Rio Pardo, de Giuseppe Garibaldi. Após o naufrágio, ocorrido, em 15 de julho de 1839, Garibaldi e sua tripulação nadaram até a praia e caminharam até o local que hoje é conhecido como balneário Camacho. Ali tomaram outra embarcação, o Seival, no qual navegaram entrando pela barra do Camacho e indo até Laguna. Lá surpreenderam e derrotaram as forças imperiais, que os esperavam pelo mar, ocasionando o feito conhecido como a Tomada de Laguna.
Atualmente, existe um marco memorial indicando o local em que Garibaldi chegou. O marco, conforme foto acima,  fica próximo à associação de moradores no centro do balneário. Também merece destaque o naufrágio neste mesmo local, do vapor de guerra Pernambucana, em 1853, o navio alemão Sieglind, em 1893, e o cargueiro Gravataí, em 1972.