domingo, 4 de novembro de 2012

Espirobol, uma boa opção de esporte para o verão

Um dos esportes mais recomendados para o Jogos e brincadeiras de Verão principalmente a beira do mars e chama o Espirobol. Percebe-se no entanto que muita gente desconhece ainda o jogo, ou talvez saiba da atividade sem o nome. Por ultimo também existe a chance de ter outro nome e eu estar confundindo tudo.

Espirobol, uma prática saudável aliada à educação que se expande pelos pátios de concretos desse país tropical.

Simples, facinante e barato, para iniciar a pratica é necessário um poste com altura indefinida +- 5m com uma corda fixada na extremidade. Essa corda de nylon vai até mais ou menos um metro do chão onde uma rede envolve uma bola de vôlei ou assemelhados.No chão deve-se fazer um circulo dividido em 4 partes iguais, que é o campo de jogo.
O jogo consiste em um jogador socando a bola no sentido horário, e outro no sentido anti-horário, como objetivo principal de fazer a corda enrolar toda para o lado que se ataca. Ganha-se a partida quando a bola toca o poste, o vencedor lógico, é quem conseguiu vencer a defesa e enroscar no seu sentido a bola.

Não pode segurar a bola com as mãos, em caso de recomeço após paralisação e inicio da partida, o lançamento poderá ser feito através de um soco ou enganchando o dedo entre a rede e a bola. Nunca com as duas mãos.

Não pode pisar fora do circulo nem invadir o campo adversário. Tanto com as mãos quanto com os pés. Nesse item, rola a maior polêmica. Como mostra a figura  a quadra é dividida em 4 partes iguais, assim, uma dupla (no jogo de duplas) não tem seus jogadores lado a lado, e sim em fatias opostas. A idéia é fazer a bola passar continua mente, dando meia volta no circulo. Nunca vi essa forma ser respeitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário